PMJP apresenta projeto que pretende conter erosão da barreira do Cabo Branco

    0

    A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para conter os processos erosivos que têm provocado o desmoronamento da barreira do Cabo Branco, irá renaturalizar e drenar a área que compreende a falésia. A apresentação do projeto será feita durante uma coletiva com a imprensa, nesta quarta-feira (11), às 10h, no auditório da Secretaria da Receita Municipal (Serem), no 2º andar do prédio anexo, no Centro Administrativo (CAM), bairro de Água Fria.

    Segundo o secretário de Planejamento de João Pessoa, Zennedy Bezerra, o projeto de renaturalização da falésia prevê um replanejamento viário para a área, a reestruturação da drenagem, a proteção contra agressões marítimas e o planejamento urbanístico nas imediações da falésia. “Os estudos para a composição do projeto executivo estão em fase de conclusão, mas o trabalho já está sendo iniciado”, destacou.

    O projeto já foi entregue para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Caixa Econômica Federal (CEF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    Projeto – Este prevê, entre outras coisas, a recomposição de barreiras entre os corais, no mar, para evitar que as correntes marinhas, principalmente em período de ressaca, acelerem a degradação da falésia. O trabalho inclui ainda intervenções para garantir maior eficiência na drenagem na parte superior da barreira.

    As discussões em torno de propostas para a contenção da erosão na Barreira do Cabo Branco existem há mais de 14 anos, porém, sem um projeto executivo para o início das obras. Um licenciamento chegou a ser concedido pela Sudema, em 2012, mas com 19 condicionantes. Entre elas, a exigência da composição de um projeto executivo.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here