PMJP apresenta projeto e inicia revitalização da Praça da Independência

    0

    Um dos principais marcos históricos de João Pessoa, a Praça da Independência, vai passar pelo mais completo processo de revitalização desde a inauguração em 1922. O projeto, que será apresentado à população pelo prefeito Luciano Cartaxo, nesta terça-feira, às 9h, em frente ao Colégio Marista Pio X, prevê a realização, manutenção e reparos nos passeios públicos, mobiliários urbanos, jardins, monumento central (Obelisco) e busto. As obras começam logo após a apresentação do projeto.

    A ação faz parte do pacote de obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para recuperação dos espaços tradicionais da cidade, revitalizando as praças e os canteiros da Capital. “Consideramos que as praças, as áreas verdes, bem como outros espaços livres são indispensáveis para o bem estar, o lazer e a elevação da qualidade de vida da população dos centros urbanos”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.

    O secretário de Planejamento, Zennedy Bezerra, lembra que o trabalho será feito de forma conjunta pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Urbanização (Sedurb) do município. “A obra tem um prazo de 180 dias para execução e será realizada através de contrapartida social”, explicou. “A união de esforços entre poder público e a sociedade, através da contrapartida social, é um caminho para realização de iniciativas que visam contribuir para o bem da população”, destacou.

    Histórico – A Praça da Independência foi construída e inaugurada em 1922, como um marco comemorativo do centenário da Independência do Brasil. São ao todo 37.819.56 metros quadrados (m²) de área. O projeto executado foi de autoria do arquiteto Hermenegildo di Lascio, possuindo um traçado geométrico, típico das praças Francesas.

    O tombamento foi realizado em 26 de agosto de 1980, conforme Decreto de Tombamento nº. 8.641. A praça foi planejada no processo de modernização da cidade no início do século XX, sendo um marco, junto com a Avenida Epitácio Pessoa, por representar a via de expansão para a orla marítima.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here