Plantão do Procon/JP é alvo de trotes; secretário pede consciência da população

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    Em um mês, o plantão noturno por telefone do final de semana da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realizou 57 de atendimentos. Mas, o trabalho dos fiscais do órgão nesse horário está sendo prejudicado por trotes, com pessoas ocupando a linha 0800 083 2015 apenas por diversão.

    O secretário do Procon-JP, Helton Renê, pede às pessoas que não ocupem a linha 0800 083 2015 do plantão noturno de final de semana com brincadeiras, já que ela é a única via de atendimento aos consumidores nesse horário, no Estado. “Disponibilizamos mais este serviço para facilitar a vida do cidadão que fica sem atendimento no final de semana à noite, então não é correto que algumas pessoas ocupem a linha para fazer trotes em detrimento daqueles que realmente querem ou precisam receber uma orientação ou informação”, lamentou.

    O atendimento noturno do final de semana no Procon-JP começa às 20h da sexta-feira e se estende até as 3h da manhã seguinte, repetindo o mesmo horário no sábado e no domingo. Durante esse período, a assistência ao consumidor será realizada apenas através do telefone 0800 0832015, com a sede da Secretaria permanecendo fechada.

    Os números –  O secretário disse que está satisfeito com a receptividade das pessoas e que os números mostram que o serviço era uma necessidade. “Aparentemente, o número pode parecer pequeno, mas imagine que, em algumas horas, durante três noites por semana, recebemos ligações de 57 consumidores que estavam se divertindo com a família em um restaurante, fazendo compras em shoppings ou supermercados, ou até mesmo aproveitando o tempo livre para descansar e aproveitou para ligar e tirar uma dúvida porque não pode fazê-lo nos dias úteis. Estamos satisfeitos por prestar mais esse serviço”.

    O Procon-JP Final de Semana funciona com um fiscal do órgão e um guarda municipal em regime de plantão e é o primeiro do País a atender nesse horário. O programa consiste em dar orientação ao consumidor e os plantonistas poderão se deslocar em diligência se houver denúncia de irregularidades na relação consumerista e o fornecedor de bens ou serviço pode vir a ser notificado ou autuado, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Serviço
    Horário de atendimento do Procon-JP
    SAC – segunda-feira à sexta-feira: 8h às 17h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá (com distribuição de fichas)
    Telefones: segunda-feira à sexta-feira das 8h às 18h: 0800 -083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046
    Plantão Final de Semana: sexta-feira, sábado e domingo das 20h às 3h da manhã apenas pelo telefone 0800 083 2015

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