Pilões oferece roteiro turístico criativo e atrai empresários de Alagoas

    0

    Quando a criatividade, simplicidade e motivação andam juntas é possível descobrir novos caminhos para empreender e transformar vidas. Pequenas habilidades do cotidiano, como fazer um bom café, contar uma boa piada, tocar bem um instrumento musical ou ter o hobby de fazer crochê, podem fazer grandes diferenças para quem está em busca de ganhar um dinheiro extra ou desenvolver uma nova atividade profissional.

    Exemplos de pessoas que após reconhecerem ou desenvolverem habilidades e, com isso, aumentam a renda, não faltam na Paraíba. Com a expansão do conceito de economia criativa, está ainda mais crescente este modelo de trabalho como negócio. Nos três últimos anos, o Sebrae Paraíba tem investido e auxiliado pequenos empreendedores na estruturação de atividade atividades criativas com foco na produção associada ao turismo.

    Na cidade de Pilões, a 90 km de João Pessoa, os visitantes podem ter experiências inusitadas e enriquecedoras como andar em pau de arara ouvindo o autentico forró pé-de-serra, conhecer uma casa de farinha e aprender o processo de produção, tomar um café ou almoçar na varanda  de uma casa que fica às margens da rodovia que corta a cidade ou ver de perto o processo de trabalho de artesãos.

    O roteiro criativo de Pilões foi um dos grandes atrativos do Caminhos do Frio, realizado na  cidade entre os dias 20 e 26 de julho. Ele também foi conhecido de perto por jornalistas paraibanos e empresários de Alagoas que passaram três dias no Estado descobrindo e aprendendo in loco como pequenos detalhes, como receber o hóspede servindo de cortesia caldo de cana, decoração criativa, boa iluminação e uma boa receptividade, podem fazer a diferença para conquistar o turista.

    De acordo com o empresário de Viçosa (AL), Moisés da Silva, que tem um hotel fazenda na cidade, conhecer a realidade dos empreendimentos criativos de Pilões e de Areia vai auxiliá-lo a incrementar melhorias no seu negócio. “Esta viagem foi de suma importância. Percebemos que não é necessário apenas dinheiro, é preciso ter criatividade, associativismo e cooperação. Temos tudo que a Paraíba tem, mas ainda não conseguimos transformar o que temos em produto”, destacou o empresário.

    A gestora do Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, ressaltou a importância de cultivar a interiorização do turismo nos estados. “Engana-se quem pensa que o turista quer apenas o roteiro sol e mar. Nossas raízes estão no interior, isto precisa ser aflorado. Precisamos resgatar a nossa identidade que está no interior”, disse.

    Atividades criativas em Pilões

    A rota do turismo criativo de Pilões está bem estruturada e conta com empreendedores da zona rural e urbana. Um dos destaques é o grupo “Mulheres em Ação”, que está à frente das atividades do Memorial da Casa de Farinha, localizado no Assentamento Veneza que reúne 26 famílias  que sobrevivem da agricultura e agora do turismo. No local, elas apresentam todo o processo de produção artesanal de farinha de mandioca. O espaço também exibe, através de registro fotográfico, a história da fabricação da farinha.

    O grupo vende produtos, como farinha, batata chips de mandioca e artesanato. Para visitar o Memorial Casa de Farinha basta pagar uma taxa de R$ 2. Para incrementar o acesso ao Memorial, o turista pode embarcar numa pequeno trajeto em cima de um pau de arara que é animado pelo grupo Asa Branca que toca o autêntico forró pé de serra.

    A força do feminino no empreendedorismo em Pilões é outra característica. No “Café na Varanda”, inaugurado há um ano às margens da rodovia que liga Pilões a Areia, um grupo de mulheres apostou na ideia de consultores do Sebrae e abriu um  espaço onde os turistas podem degustar de um bom café, bolo, tapioca ou mesmo almoçar. O “Café na Varanda” funciona no terraço da casa de uma das mulheres do grupo. Inicialmente, houve resistência dos maridos porém com os resultados rápidos eles estão aprovando a iniciativa das esposas.

    A prefeita de Pilões, Adrian Andrade, disse que o trabalho realizado pelo Sebrae Paraíba no município tem despertado o interesse de outras comunidades. “Estas atividades estão criando outras perspectivas para população e auxiliando na melhoria de vida de várias famílias”, destacou a prefeita.

    Para uma das empreendedoras do grupo conhecida como Preta, após um ano de funcionamento do Café na Varanda, as mulheres, que antes viviam apenas do plantio de flores e dos afazeres domésticos, estão bastante felizes. “Todos os dias temos clientes e turistas de várias cidades do estado. Nosso negócio está dando muito certo”, disse.

    Música e cultura

    Os artistas locais da cidade são uma atração à parte. Músicos e atores também recebem os turistas com muita música e brincadeiras, que são filmadas e enviadas para os visitantes por e-mail. A cidade também abriga um dos principais grupos de teatro que encena a Paixão de Cristo no Estado. Com mais de 100 atores, eles apresentam a peça durante a Semana Santa há mais de quatro décadas e faz apresentações curtas em eventos.

    No Centro de Artesanato, além de exposição e venda de produtos, são oferecidas oficinas de papel reciclado, flor de milho, flor de tecido e fibra de bananeira. Pilões ainda oferece aos visitantes um “Chá Cultural” no Casarão Vila Antonieta, onde é possível ouvir boa música e fazer um delicioso lanche.

    Gastronomia

    Em quase todas as ofertas turísticas formatadas pelo Sebrae em Pilões, os empreendedores oferecem um excelente cardápio, desde lanches a refeições. No Centro da Cidade, o “Restaurante e Doceria da Nalva” oferece comidas regionais com diferenciais para atrair o turista.

    Para aqueles que querem ter uma vivência no meio rural a dica é conhecer o Engenho Várzea do Coaty, em Areia, mas a poucos quilômetros de Pilões. Construído em 1920, o local oferece uma autêntica gastronomia regional em um belíssimo espaço onde antes funcionava a casa de farinha do engenho. Os visitantes podem almoçar ao som de forró pé-de-serra e ainda conhecer de perto a primeira casa grande em alvenaria de Areia, com arquitetura diferenciada para sua época.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here