Pianista francês se apresenta com a Orquestra Sinfônica Municipal na Capital

    0
    As dependências da Sala Celso Furtado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe, ficaram pequenas para receber o público que veio assistir, neste sábado (12), ao concerto ‘Música e Emoção’ da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoal, com participação do renomado pianista francês Pascal Gallet.

    Detentor de vários prêmios internacionais, Gallet está entre os dez melhores pianistas do mundo, com 14 álbuns gravados e concertos em mais de 80 países. Na Paraíba pela primeira vez, o músico se disse surpreso com a qualidade dos instrumentistas locais: “Conheci alguns pianistas numa espécie de masterclass antes do concerto da última terça (8), no Espaço Cultural, e pude constatar o seu talento e potencial”, exalta, humilde.

    Na apresentação deste sábado, Pascal entrou na segunda parte executando o Concerto para Piano N° 1 de Tchaikovsky, uma das maiores obras-primas da música. A apresentação, regida pelo maestro e diretor artístico da OSMJP, Laércio Sinhorelli Diniz, homenageou a maestrina argentina Norma Romano, que morreu no último dia 2 após uma sofrida batalha contra o câncer de estômago.

    “Entre todos os legados que a minha mãe deixou, ressalto o dedicado trabalho de educação musical com as crianças, empreendido desde o tempo em que ela morava na Argentina e formava conservatórios de música nas escolas públicas onde ensinava”, ressalta o flautista Gustavo de Paco, filho único de Norma e maestro assistente do corpo sinfônico. Pianista e compositora, Norma chegou à Paraíba em 1979 e, desde 1986, regia a Orquestra Infantil da Paraíba, onde era muito querida.

    “Esta é uma ocasião triste e ao mesmo tempo especial, em que deixo registrada a nossa saudade e sentimento de gratidão pelo trabalho da professora Norma”, declarou Laércio Diniz. Com 52 músicos, a Sinfônica Municipal também aproveitou para apresentar os seus novos músicos: o spalla Clóvis Pereira Filho, o primeiro oboísta, João Johnson de Santos, o segundo violinista, Thalyson Moura, e o terceiro trompista, Adriano Lima.

    A primeira parte do concerto fez um passeio pelas obras de Carlos Gomes (Abertura de “O Guarani”), Mussorgsky (“Uma noite no Monte Calvo”, Sibelius (“Valsa Triste”), Dvořák (“Dança Eslava Op. 72 n° 2”) e a abertura da ópera “Carmen” (Bizet). “Esta é uma oportunidade de fortalecer o movimento sinfônico que a Paraíba detém, numa demonstração de que orquestras e público estão em sintonia”, disse o músico Adeildo Vieira, que veio assistir.

    Pascal Gallet – Aos 10 anos, o pianista Pascal Gallet fazia a sua primeira apresentação pela TV e entrava para o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Continuou se aperfeiçoando ao piano até trilhar uma prestigiosa carreira internacional ao lado das melhores orquestras do mundo, com as quais conquistou vários prêmios.

    Sua originalidade o levou a criar obras para programas e espetáculos em que estrelaram comediantes como Macha Méril, Marie-Rose Carlié, Patrick Topaloff, Bernard Bilis e, mais recentemente, Christophe Barbier. A experiência pedagógica paralela também o levou a criar “Le Récital”, um projeto pedagógico que se propõe a democratizar a música entre os jovens.

    As suas gravações arrancaram excelentes avaliações da crítica, particularmente o CD Turina, comparado ao de Alicia de Larocha, e o DVD Chopin, comemorativo ao bicentenário de nascimento do compositor, de quem Gallet é o único pianista a gravar toda a obra.

    Para os 200 anos de nascimento de Liszt, o francês gravou o DVD “Liszt Immortel”, no mesmo piano Steingraëber de 1873 que lhe pertenceu. Em 2013, fez a reedição do CD Chopin, com um extrato do 1° Movimento do Concerto N° 1 em Mi Menor, acompanhado da Filarmônica da Universidade Nacional Autônoma do México. Em 2014, gravou os Prelúdios de Debussy, igualmente saudados pela crítica.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here