Pesquisas mostram indefinição do adversário de Dilma no segundo turno

    0

    As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas na tarde deste sábado (4) indicam uma indefinição em relação ao adversário de Dilma no segundo turno.

    Os levantamentos dos dois institutos mostram Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da ex-senadora Marina Silva (PSB), mas os dois candidatos estão em situação de empate técnico por conta da margem de erro.

    No Datafolha, a petista tem 44%, contra 26% do tucano e 24% da ex-ministra do Meio Ambiente. No Ibope, Dilma lidera com 46% dos votos válidos. Aécio tem 27%; e Marina, 24%.

    A contagem dos votos válidos exclui os nulos, os votos em branco e os indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

    Datafolha

    No cálculo dos votos totais, Dilma manteve os 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira, e a de hoje. Aécio subiu de 21% para 24%; e Marina oscilou de 24% para 22%.

    Levando em conta somente os votos válidos, Luciana Genro (PSOL) aparece com 2%. Pastor Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB) estão com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

    O Datafolha simulou dois cenários de segundo turno. Dilma tem 48%, contra 42% de Aécio no primeiro. No outro, a petista venceria Marina por 49% a 39%.

    O instituto ouviu 18.116 eleitores entre ontem e hoje. O levantamento foi contratado pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-001037-2014.

    Ibope

    No cálculo dos votos totais, Dilma permaneceu com 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Ibope, divulgada anteontem, e a de hoje. Aécio subiu de 19 para 24%; e Marina caiu de 24% para 21%.

    Levando em consideração somente os votos válidos, Pastor Everaldo Pereira, Luciana Genro e Eduardo Jorge têm 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

    O Ibope simulou três cenários de segundo turno. Dilma venceria Aécio com 45%, contra 37% de Aécio, 11% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No segundo cenário, a situação é semelhante: Dilma tem 45%, contra 37% de Marina, 12% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No terceiro, Aécio tem 39%; Marina, 36%, com 15% de brancos e nulos e 11% de indecisos.

    O instituto entrevistou 3.010 pessoas entre quinta-feira (2) e este sábado. Contratada pela “TV Globo” e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-001021/2014.

    Uol

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]