Pesquisadores identificam vírus que provoca doença semelhante à Dengue

    0

    Pesquisadores identificam vírus que provoca doença semelhante à DengueUm novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da Dengue e assustando a população foi identificado pelos pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). O Zika Vírus foi descoberto em amostras de sangue de pacientes, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. Nos últimos dias, vários pacientes têm buscado atendimento médico na Paraíba.

    De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da Dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. “Porém, este novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos”, observou.

    “Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, completou o pesquisador, que acrescentando que, além destes sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.

    O professor Gúbio explicou ainda que o novo vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.

    Esta é uma descoberta inédita e serve também para tranquilizar a população. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destacou Gúbio. A descoberta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

    As informações são do site da Universidade Federal da Bahia.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here