Supercapacitor pode revolucionar duração da bateria de relógios inteligentes

    0

    Pesquisadores do MIT descobriram uma forma de solucionar um grande problema dos dispositivos inteligentes: a bateria. Os cientistas desenvolveram um supercapacitor feito com fibras à base de nióbio que pode ser a solução para transmitir dados e, mesmo assim, economizar energia. Essa nanotecnologia é flexível e tem baixo custo de produção.

    A transmissão de dados em smartphones, relógios inteligentes e pulseiras de monitoramento de saúde gasta muita energia, por isso, a pequena bateria desses gadgets acaba muito rápido. Uma solução para manter o gadget com a bateria carregada por mais tempo pode ser incluir supercapacitores, com seus pulsos de alta quantidade de energia, para alimentar os chips quando eles realizam a emissão de dados e, assim, complementar o consumo de energia.

    Diferente da bateria, a energia que o capacitor libera é disponibilizada em grandes quantidades, mas em espaços de tempo muito curtos, por isso, eles podem descarregar e carregar com mais rapidez. Outra vantagem é que por não dependerem de reações químicas, os capacitores não se tornam inutilizáveis após um tempo, como as baterias do seu celular.
    Os cientistas trabalham com o nióbio, elemento químico que, além de possibilitar que os capacitores sejam menores, também resiste a temperaturas de até 2.500ºC.

    Os nanotubos, que compõem o supercapacitor, são mais fortes e 100 vezes melhores para conduzir energia que os de carbono, usado em capacitores atuais. Esses nanotubos têm fios que medem 140 nanômetros de diâmetros cada um – o que equivale a um milésimo de largura de um fio cabelo. Por isso, eles são muito flexíveis e podem ser até mesmo “costurados” em tecido.

    Segundo os pesquisadores, até o momento, o capacitor de nióbio foi produzido apenas em pequenas quantidades e em laboratório. O próximo passo da pesquisa é refinar o design do capacitor para que ele seja facilmente colocado em produção em escalas maiores e para ser usado em dispositivos vestíveis.

    As informações são do TechTudo.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here