Pedro Cunha Lima dá entrada na Câmara na ‘PEC da Nova Educação’

    0

    O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), deu entrada nesta terça-feira (14) na Proposta de Emenda à Constituição que Institui o Magistério Público Nacional (PEC 20/2015). Ao todo foram colhidas 224 assinaturas de parlamentares para a ‘PEC da Nova Educação’. Eram necessárias 171 assinaturas para entrar em tramitação. Ao ser apresentada, a propositura é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e se for aprovada, a Câmara criará uma comissão especial para analisar seu conteúdo.

    A PEC estabelece que o professor é o instrumento responsável pela educação no País e que o Magistério Público Nacional, nos diversos níveis de escolaridade, é instituição essencial ao Estado, cujo estatuto tratará sobre a carreira unificada em todo o território nacional, garantias de exercício e de trabalho e subsídios.

    “Os professores recebem atualmente 50% a menos que outros profissionais com a mesma formação, segundo dados do Relatório de Observação sobre as Desigualdades na Escolarização do Brasil elaborado por técnicos da Presidência da República. Não podemos admitir isso. Os professores transmitem o maior bem que uma pessoa pode ter e que é capaz de transformar um País, que é o conhecimento”, destacou Pedro.

    O subsídio máximo do Magistério Público Nacional, segundo a propositura, será considerado limite superior dos agentes administrativos públicos. Os valores dos subsídios dos membros do Magistério Público Nacional atingirão o valor máximo em até 15 anos da publicação desta Emenda Constitucional. “O professor, em último nível, será referência entre todos os agentes administrativos. Não há aumento de despesa, apenas um novo limite, um novo tratamento ao professor. Há a mudança de um conceito: vamos respeitar os nossos professores”, explicou.

    A proposta estabelece um prazo de dois anos para a adoção da Lei Complementar para que seja submetida a referendo popular. “A proposta é um passo, o caminho é trocar ideias para torna-la realidade, com as renovadoras e bem recebidas sugestões de ambas as Casas do Congresso Nacional”, argumentou o parlamentar.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here