O Governo da Paraíba, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), está comemorando o crescimento no volume de vendas para o Destino Paraíba, conforme números apresentados pela presidente da estatal, Ruth Avelino. Até setembro deste ano, a média de crescimento é de 30%.
Somente a Azul Viagens apresentou um acréscimo de 158% nas vendas. “A Paraíba era esquecida pelas operadoras, mas o jogo virou e estamos experimentando uma nova realidade”, apontou a executiva. Ruth Avelino admitiu que a realidade do turismo paraibano era muito difícil, como falta de boas opções da malha aérea, carência de recursos para uma maior divulgação, e até mesma a crise econômica que tem afetado o Brasil nos dois últimos anos, especialmente.
“Estamos acompanhando esse crescimento, fruto de muito trabalho, mas a Paraíba ainda tem um longo caminho pela frente”, admitiu Ruth Avelino, no encerramento da 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, na noite deste sábado (22).
A dirigente da PBTur destacou a política de turismo empreendida pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), como um elemento fundamental para o desenvolvimento de várias ações no segmento.
“Ricardo (o governador) tem a compreensão exata de que o turismo é fundamental para buscar uma saída para a crise econômica que afeta diretamente o Estado”, apontou Ruth Avelino.
De acordo com ela, essa compreensão ganhou ainda mais força pela reação do governador ao participar da abertura do Festival JPA.
“Ricardo ficou surpreso com o alcance do evento e a repercussão positiva que ele trouxe para o mercado paraibano e nordestino”, disse a presidente da PBTur. Ela lembrou que o Festival JPA foi o primeiro evento a ser realizado no Centro de Convenções da capital paraibana.
Segundo Ruth Avelino, o entendimento do governador da Paraíba sobre a importância do turismo como atividade geradora de emprego e renda para o Estado está evidente desde o período em que foi prefeito de João Pessoa. As obras de infraestrutura na cidade como num todo, com aberturas de novas vias de acesso; o reordenamento da orla marítima; o reforço na segurança em áreas de maior fluxo de turistas; e a ampliação das ações de divulgação, realização de capacitações e participação nas principais feiras de turismo colocaram a Paraíba em um novo patamar, que tem colhido esses frutos, destaca Ruth Avelino.
Informações do Turismo em Foco.