PB tem mais de 5 mil pedidos de adesão ao Simples Nacional

    0

    Mais de 5 mil micro e empresas paraibanas solicitaram a adesão ao Simples Nacional, o sistema de tributação que unifica oito impostos em um único boleto e reduz a carga tributária em até 40%. O Estado já possui 109 mil empresas incluídas no sistema, segundo dados da Receita Federal. Com as novas adesões, o Estado deverá ter mais de 115 mil empresas. A solicitação ao sistema foi encerrada no último dia 30 de janeiro e puderam aderir as empresas que faturam até R$3,6 milhões por ano.

    Em janeiro do ano passado, o Estado tinha 95 mil empresas optantes do Simples Nacional. Portanto, em um ano, houve um aumento de 21%. Com a revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, no ano passado, 142 novas atividades econômicas puderam se enquadrar no sistema. Com essa universalização do Simples, médicos, psicólogos, jornalistas, advogados, corretores, engenheiros, consultores, arquitetos, dentre outras profissionais liberais foram beneficiadas, podendo aderir a este sistema.

    “De modo geral, o Simples, em comparação com o regime de Lucro Presumido, favorece as empresas que geram mais emprego. Com a revisão da Lei Geral das MPE mais empresas tiveram a oportunidade de aderir ao Simples, diminuir a burocracia e reduzir os seus impostos”, ressaltou a analista do Sebrae Paraíba, Bera Wilson.

    O Simples Nacional abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP). O recolhimento é feito por um documento único de arrecadação que deve ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferida a receita bruta.

    Quem quiser desistir do regime de tributação simplificado pode fazê-lo a qualquer momento. No entanto, se for para o mesmo ano é necessário que o desenquadramento seja solicitado em janeiro, caso contrário, a desvinculação só valerá para o ano seguinte.

    Em todo o país, mais de 500 mil novas micro e pequenas empresas fizeram a solicitação de inclusão no Simples. Se todas as solicitações forem aceitas, o número de empresas nesse sistema poderá chegar a 10 milhões.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here