Nelson Lira dá pausa à licença e retorna ao Botafogo/PB até resolução de problemas da Série C

Nelson Lira suspendeu a licença que havia tirado da presidência do Botafogo-PB e está de volta ao comando do clube. Isso, pelo menos, até que seja resolvido o caso da expulsão do Belo da Série C do Campeonato Brasileiro, por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O dirigente explicou que sentiu que o clube precisava dele neste momento e resolveu voltar a se dedicar ao Alvinegro. O presidente do Botafogo tinha se afastado do comando do clube no início de julho. Na época, Nelson Lira argumentou que precisava se dedicar a sua família e aos seus negócios. Com sua saída temporária, o vice-presidente, Francisco de Assis, assumiu a direção do Alvinegro

“Senti que o Botafogo precisava de alguém que pudesse dispor mais do seu tempo para tomar a frente deste caso. Então por isso resolvi voltar. Vou deixar meus negócios de lado um pouco e me dedicar à resolução desse caso. Espero que tudo se resolva o mais rápido possível ainda no STJD e nós não precisemos ir para a Justiça Comum. Mas iremos até o fim para defender o Botafogo”, disse Nelson Lira.

O STJD decidiu excluir o Belo da Série C, em 29 de agosto, por entender que o clube infringiu os artigos 231 e 191, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Os dois artigos falam sobre recorrer ou se beneficiar de decisão da Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas e sobre descumprir determinação do STJD, respectivamente.

Após a decisão do STJD, a diretoria do Botafogo se reuniu e anunciou que iria recorrer do caso. Na oportunidade, o presidente Nelson Lira ameaçou parar todas as competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), inclusive a Série A, caso a situação do Belo não seja resolvida. O departamento jurídico do clube já entrou com recurso contra a punição.

Colaboração GE/PB