Parque Arruda Câmara participa da campanha ‘Dia Nacional de Urubuzar’

    0

    O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em parceria com a Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), Parques das Aves-RJ e a Tetra Pak, participará, no próximo sábado (15), do “Dia Nacional de Urubuzar”, que tem como objetivo divulgar o aplicativo gratuito “Sistema Urubu”, que visa mapear os atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras. O objetivo é formar um banco de dados que ajudará a identificar onde acontecem mais atropelamentos e assim realizar ações de prevenção, como também servir de referência quando for planejada a expansão ou a construção de estradas no País.

    O Sistema Urubu, idealizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas-CBEE, se baseia em fotografias georreferenciadas pelo GPS de celulares, ou tablets, que são enviadas para o CBEE e depois liberadas no Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS). Qualquer pessoa, que baixar o aplicativo em seu celular poderá contribuir com a identificação dos locais onde ocorrem os atropelamentos de fauna silvestre.

    Segundo dados do CBEE, mais de 450 milhões de animais, como cobras, jabutis, macacos, tatus, antas, lobos-guará, corujas e onças, são atropelados nas estradas brasileiras, muitos deles de espécies ameaçadas de extinção.

    Segundo informa Diego Nóbrega, educador ambiental do Parque, o “Dia Nacional de Urubuzar” deverá envolver mais de 100 instituições, em todo o Brasil, que farão ações simultâneas para divulgar a problemática dos atropelamentos e o aplicativo. A Bica dará sua contribuição à campanha iniciando as ações nos dias 13 e 14, com jogos, pintura nos rostos das crianças e oficinas, relacionadas aos principais animais que são vitimas de atropelamento.

    No 15, o dia “D”, será dedicado a incentivar as pessoas a baixarem o aplicativo em seus celulares, explicando o passo a passo e a importância de participar da campanha.

    “Vamos organizar um grupo de educadores ambientais para fazer a divulgação com folders e convidar os visitantes a baixarem o aplicativo, os mesmos receberão um adesivo que será fixado no ‘Mural do comprometimento’ com sua assinatura, e levará mais dois adesivos para incentivar duas pessoas a baixarem o aplicativo em seus celulares”, informou Diego.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here