Parlamentar se reúne com deputados do RN e define ações para cobrar conclusão da Transposição

0

“Estou saindo agora, indo ao Rio Grande do Norte, atender um convite de deputados daquele estado que estão pautando importantes questões da atual conjuntura que tem tudo a ver com o meu mandato, tais como, o projeto do canal que liga Caiçara, em Cajazeiras, a Engenheiro Ávidos, em São José de Piranhas,  a retomada das obras do Eixo Norte e outras obras complementares que são necessárias para que o projeto da Transposição cumpra, efetivamente, o seu papel que é o de levar água para os rincões do Nordeste”, afirmou na manhã desta quarta-feira (22), o deputado estadual Jeová Campos (PSB). O parlamentar além de se reunir, na sede da ALRN, com deputados rio grandenses para definir uma agenda de trabalho conjunta, têm entrevistas agendadas com veículos daquele estado.

Em seu discurso no plenário da ALPB nesta manhã, Jeová reiterou que o canal que liga Caiçara a Engenheiro Ávidos, está na ‘vala do esquecimento, dormindo em berço esplendido em alguma gaveta de Brasília’. “Desde que a ex-presidente Dilma deixou o poder, que não mais se ouviu falar deste canal, cuja obra já tinha sido autorizada. Lamentavelmente, o projeto está na vala do esquecimento pelo governo federal, mas, nós vamos cobrar sua realização”, disse Jeová.

O parlamentar explicou que o canal é fundamental para levar água da transposição para o Rio Piranhas. “O Rio Tamanduá, onde passaria essas águas da transposição,  não existe mais. Esse rio desapareceu e está completamente assoreado. E o Rio Piranhas só receberá as águas se for construído esse canal ligando Caiçara a Engenheiro Ávidos. Sem o canal, ás águas não chegarão a Cajazeiras”, lembrou Jeová.

 

            Outra questão levantada pelo deputado e que será pauta da reunião em Natal, é um conjunto de obras complementares, como por exemplo, o desassoreamento do Rio Piranhas, que está assoreado em vários trechos, a recuperação das matas que preservam o rio que foram destruídas. “Essas questões não estão sendo pautadas nos debates sobre a questão da água e elas são fundamentais”, destaca o deputado.

 

            Outro ponto importante que vai ser trabalhado durante essa reunião em Natal, segundo Jeová, é a definição de uma atividade política conjunta entre as assembleias legislativas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, a partir da qual será tirado um manifesto com todas as ações necessárias e urgentes que precisam ser adotadas por esses estados em face do governo federal. “Esse consórcio anunciado como vencedor da licitação  das obras do Eixo Norte, é bom que se diga, nós não conhecemos, nem sua capacidade técnica. E ele é o terceiro consórcio escolhido. A primeira empresa que teve o menor preço apresentou uma proposta de orçamento de R$ 442 milhões e foi desclassificada por não ter atendido o item 14.7.2.3 do edital. A segunda empresa, a Marquise, também foi desclassificada. E a terceira é foi a escolhida. Há um detalhe importante que precisa ser observado nesse contexto é que as outras empresas que foram desclassificadas estão decidindo recorrer da decisão e isso vai atrasar ainda mais a retomada da obra, que hoje nem tem prazo para recomeçar”, argumenta Jeová.

 

            De acordo com o parlamentar, ele vai defender a ideia de oficiar o Ministério da Integração para contratar uma empresa, que tenha condições técnicas, em caráter emergencial. “Nós não podemos esperar mais tempo a retomada da obra. Já se foram nove meses da paralisação e, nesse meio tempo, já chegamos ao dia 22 de março sem ter nenhuma sinalização positiva e de mudança dos níveis de reservatórios da região sertaneja. Dada a gravidade da situação é preciso acelerar essa retomada da obra, pois sem o Eixo Norte concluído não teremos água no sertão da Paraíba, nem do Rio Grande do Norte e Pernambuco”, afirma Jeová.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here