Parlamentar cobra acessibilidade para cegos e surdos nas repartições da Capital

0

A vereadora Helena Holanda (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de joão Pessoa (CMJP), na manha desta terça-feira (02), para cobra a disponibilização de programas digitais para acessibilidade  à internet de cegos e surdos em órgãos públicos e privados. E também acessibilidade nos estabelecimentos. A parlamentar voltou a afirmar que acessibilidade não se restringe apenas a rampa e corrimão: é fazer com que as pessoas com deficiência seja incluídas e participem ativamente da sociedade.

 

“A comunicação é essencial na vida das pessoas. É desta forma que interagimos. As  pessoas  que  não ouvem  e/ou  não  falam  possuem  outras formas para se comunicar.  Para integrar estas pessoas à sociedade, existem alguns programas gratuitos que podem ser baixados e poderão permitir o acesso delas à internet”, falou a vereadora.

 

Entre as tecnologias citadas pela vereadora para ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual, ou auditiva, na internet e nos meios de comunicação, ela citou leitores de tela, o recurso de audiodescrição e os programas que permitem a realização de videoconferências.

 

“São softwares livres, que se comunicam com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais. Também há um serviço que permite receber e enviar mensagens de texto na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cegos e surdos têm o direito de acessar a internet nos estabelecimentos de nossa cidade”, justificou a vereadora.

 

Helena Holanda afirmou que vai continuar cobrando as placas de sinalização e os cardápios em braile pela cidade. Ela informou que o Instituto dos Cegos da Paraíba produz esse material. “Precisamos nos colocar no lugar do outro e pensar que, no futuro, poderemos passar pelas mesmas situações”. Ela ainda falou que vai  repassar, para as instituições  da cidade, a lei de prioridade para pessoas com deficiência em clínicas e hospitais da cidade. De acordo com ela, essa lei não está sendo cumprida.

 

Em aparte, os vereadores membros da Frente Parlamentar da Acessibilidade na CMJP, Damásio Franca (PP), presidente, e Leo Bezerra (PSB), além de Sandra Marrocos (PSB), falaram da relevância do tema e destacaram a importância da fiscalização para garantir os direitos das pessoas com deficiência.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here