Parceria que dá certo: Prefeitura de Conde e DER retiram 380 toneladas de lixo

0

Poderia uma cidade tão rica em belezas naturais, ponto que concentra um pólo turístico em ascensão, com uma praia de naturismo procurada por milhares de brasileiros e estrangeiros estar com as ruas tomadas por lixo? Essa foi a realidade que a cidade do Conde, no Litoral Sul paraibano, conviveu nos últimos meses de 2016. Porém, em apenas cinco dias da nova gestão da Prefeitura de Conde, 380 toneladas de lixo foram retirados das principais vias públicas. Este é o resultado da primeira semana da operação Onda Limpa, parceria entre o Município e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Em entrevista ao Paraíba Já, o chefe da divisão de Conservação e Manutenção Rodoviária do DER, Romero Cavalcanti, um dos responsáveis pelo projeto Onda Limpa, afirmou que este quantitativo representa, aproximadamente, 40% do lixo que estava acumulado na cidade. “Nós estamos lá com quatro caminhões caçambas, duas carregadeiras frontais e uma retroescavadeira. Estamos direcionando todos os resíduos para o Aterro Sanitário Metropolitanos. Todo o controle e pesagem está sendo feito rigorosamente no aterro”, explicou.

A operação deve durar por mais duas semanas. Romero destacou que, por mais que tenham sido retiradas as 380 toneladas de resíduos sólidos nesta primeira semana, ainda não é o suficiente. “Não é só tirar lixo. A operação existe para tirar o acúmulo. Mas a normalidade da coleta de lixo vai ser restabelecida com o trabalho de limpeza urbana da Prefeitura de Conde. Nossa participação é pontual”,

E a população já começa a sentir o ritmo intenso de trabalho da nova gestão municipal. Frequentador assíduo do Conde, Germano Romero se disse surpreendido com uma cena que deveria ser corriqueira em qualquer cidade: garis varrendo ruas.

“Estou besta, literalmente. Vimos uma coisa, hoje cedo, que em nossos mais de 40 anos de convivência com as praias e bairros do Litoral Sul, nunca havíamos visto: varredores de rua. Não é somente a coleta de lixo que voltou a funcionar. O município do Conde agora está varrendo as ruas”, afirmou.

Gestão retoma coleta de lixo

O serviço de limpeza urbana  foi regularizado desde a última quinta-feira (5) pela Prefeitura do Conde. De acordo com a prefeita Márcia Lucena, mais do que cumprir promessa de campanha, a gestão pretende devolver dignidade, segurança e qualidade de vida para a população.

“Restabelecer a coleta regular do lixo é um passo importante para a gestão tanto no sentido de concretizar um compromisso de campanha, de viabilizar a recuperação dos espaços urbanos que comprometiam a qualidade do meio ambiente, quanto principalmente o de garantir melhores condições sanitárias indispensáveis a um projeto de valorização da saúde das pessoas, principalmente das crianças. O reconhecimento pela população já no início do trabalho nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, declarou.

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here