Parceria com universidade melhora atuação dos drones nas operações da PM na PB

0

A Polícia Militar recebeu um software que vai auxiliar na construção de todo o processo de planejamento e solicitação de autorização de voos para os drones utilizados pela corporação nas operações policiais e outras atividades de segurança pública. A nova ferramenta faz parte da parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e foi desenvolvida por alunos de vários cursos da área de tecnologia, como parte das atividades curriculares práticas.

O software registra a manutenção dos drones, o levantamento dos riscos, o plano de voo e até o plano de término de voo, que é para questões de pousos de emergência, possibilitando a confecção de toda a documentação de forma on line. A tecnologia vai facilitar a atuação da PM com drones e ampliar a capacidade de operar com este tipo de equipamento.

Para o coordenador de Tecnologia da Informação da Polícia Militar, capitão Luís Pantaleão, a parceria fortalece ainda mais a parte tecnológica da corporação. “Hoje a Polícia Militar é referência no Brasil com a intranet, software que utilizamos para fazer toda a gestão dos recursos humano, logístico e operacional de forma on line. Parcerias como essas, trazendo a universidade para ter a oportunidade de trabalhar a parte prática conosco e nos auxiliar com ferramentas que otimizam nosso trabalho, é de grande importância para desenvolver ainda mais a nossa parte tecnológica”, destacou.

Esquadrão de drones da PM – A corporação está elaborando um manual de uso policial de aeronave remotamente pilotada, popularmente conhecida como drone, sendo uma das únicas polícias do país a ter esse tipo de material de apoio. No próximo ano, também será promovido um curso para formar operadores, que aliado ao software recebido com a parceria vai possibilitar a criação do esquadrão de drones da Polícia Militar da Paraíba, com atuação em todo o Estado.

Este ano, foram 60 operações policiais que tiveram auxílio de drones nas incursões em comunidades, perseguição a pessoas e veículos suspeitos, bem como de monitoramento aéreo em manifestações e outros atos de aglomeração de pessoas.

 

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here