Paraibanas concorrem à premiação nacional de empreendedorismo

    0

    Três empreendedoras paraibanas vão concorrer, nesta quinta-feira (5), em Brasília, ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio é uma valorização das histórias de mulheres empreendedoras que se destacaram no ano de 2014, em todo o país. As vencedoras estaduais em cada uma das categorias Pequenos Negócios (Ana Cristina Chianca Heim), Produtora Rural (Maria Andreia Ferreira Araújo) e Microempreendedora Individual (Germana Andrea Queiroz Oliveira) irão representar a Paraíba na premiação.

    A participação feminina no mundo dos negócios tem mudado a cara do empreendedorismo no Brasil: elas têm nível de escolaridade maior que os homens, investem mais em capacitação e são mais ousadas. Os dados estão no Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Dieese. Na Paraíba, do total de mais de 60 mil microempreendedores individuais, cerca de 45% são mulheres.

    As vencedoras nacionais da 11a edição do Prêmio serão conhecidas em uma cerimônia realizada na sede do Sebrae, em Brasília. As finalistas concorrem a troféus ouro, prata e bronze, nas categorias Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI). Na edição passada, a Paraíba levou dois troféus: ouro para a produtora rural Maria de Fátima Mota e prata para a microempreendedora individual, Thaís Fernandes.

    O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destacou a ampliação do espaço das mulheres nos negócios, ao longo das últimas décadas e a contribuição que elas estão oferecendo para mudança de comportamento na sociedade. “O empreendedorismo das paraibanas tem se destacado nacionalmente e contribuído para o desenvolvimento social e econômico de nosso Estado. Nas últimas edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas receberam 11 troféus na etapa nacional da premiação”, disse o superintendente.

    Nesta edição, referente a 2014, o prêmio recebeu na Paraíba o relato de 174 empresárias. Em todo o país, foram quase 11,5 mil inscrições, o que representou um crescimento de 64,2% em comparação ao número de inscrições da última edição. As ganhadoras nacionais dos troféus ouro, prata e bronze receberão um selo de vencedora nacional e uma viagem para capacitação em território nacional. O 1º lugar de cada categoria também recebe uma viagem internacional para algum centro de referência em empreendedorismo.

    “A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e isso tem garantido uma maior visibilidade do empreendedorismo feminino no cenário nacional”, destacou a gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes. Ela acrescentou que as histórias dessas empreendedoras paraibanas estão reunidas em um livro digital, que pode ser acessado no link:

    http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/009a2f2f169e6674da2cf105a7bc9a90/$File/MulherDeNegocios10anos.compressed.pdf

    O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

    Como participar

    Podem se candidatar ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal, mais de 18 anos de idade e que não ultrapassem o faturamento anual de R$ 3,6 milhões. As mulheres preenchem, além da ficha de inscrição, uma autoavaliação do negócio.

    O relato pode ser escrito a mão e deve destacar valores positivos que possam incentivar outras mulheres, tais como: iniciativa, visão de futuro, pensamento sistêmico, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e do gênero feminino, planejamento, estabelecimento de metas, busca de informações e de oportunidades.

    As ganhadoras estaduais do prêmio só podem concorrer novamente após dois anos da sua premiação. As inscrições para a edição de 2015 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios começam na primeira semana de março e seguem até o final de julho por meio do site: http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here