Paraíba tem primeira turma formada no Projovem Unidades Prisionais

    0

    Nos próximos dias 27 e 29 de abril, por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Administração Penitenciária da Paraíba, o Governo do Estado realiza o evento “Realidade Social e Liberdade de Trabalho”. A programação contempla atividades pedagógicas com alunos das unidades prisionais de João Pessoa e a comemoração da primeira turma de formandos do Projovem Urbano realizado dentro das penitenciárias.

    No dia 27 de abril, acontece no Instituto Penal Desembargador Sílvio Porto e na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, às 14h30. No dia 29, o mesmo evento acontece na Penitenciária Feminina Maria Julia Maranhão, às 9h. Todas as unidades estão localizadas no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

    O Projovem Urbano é um projeto do Governo Federal realizado por meio de parcerias entre governos municipais e estaduais. No Governo da Paraíba, é realizado por meio da Coordenação Projovem na Paraíba, ligado à Secretaria de Estado da Educação. O programa atende jovens de 18 a 29 anos que não possuem ensino fundamental completo. A primeira turma envolvendo reeducandos teve início em novembro de 2013. A duração do curso é de 18 meses e a primeira turma será formada neste mês.

    O coordenador do Projovem Urbano da Paraíba, Francisco Eleutério, explica que a seleção para a formação da primeira turma foi feita pela diretoria dos presídios. Os participantes deveriam possuir documentação válida, saber ler e escrever, porém não possuir ensino fundamental completo. O programa oferece aos estudantes uma bolsa no valor de R$ 100,00. No caso dos apenados, a mesma é repassada aos familiares, por meio de procuração.

    Ainda segundo Eleutério, dentro do curso existe um módulo chamado Participação Cidadã, onde a turma elege um tema para melhor desenvolver ao longo do curso. A atual turma elegeu trabalhar com a coleta seletiva. Por isso, o evento contará com a participação de agentes da Emlur (Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana) e apresentação da Banda Baticumlata. Haverá ainda apresentação de teatro e exposição de trabalhos sobre a temática.

    O evento contará com a participação de servidores de ambas as secretarias, incluindo o major Lima, diretor da Penitenciária Silvio Porto; e Eliane Aquino, assistente pedagógica do Projovem Urbano. Já está em processo a preparação para novas turmas do programa, que deverá ter início no dia 1º de junho próximo.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here