Paraíba registra redução de 50% no número de homicídios no São João

Foram 6 homicídos no período, enquanto em 2016 foram registrados 12 e em 2015, 15.

A Paraíba apresentou redução de 50% no número de assassinatos no período dos festejos juninos, em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação foi repassada pelo governador Ricardo Coutinho.

Ricardo aproveitou o programa semanal Fala Governador para agradecer a todos os profissionais da segurança pública e órgãos de fiscalização pelo trabalho desempenhado no esquema planejado para o São João na Paraíba.

“Eu quero aqui parabenizar quem faz as forças de segurança no Estado. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. Nos dias 23, 24 e 25 tivemos considerável redução no número de homicídios e isso se deve ao trabalho unificado”, destacou.

Esse ano a Secretaria de Segurança do Estado registrou 6 homicídios no período, enquanto em 2016 foram registrados 12 e em 2015, 15.

Investimentos em Segurança Pública

O governador Ricardo Coutinho entregou dia no último dia 19 de junho, a primeira etapa da implantação do novo sistema de rádio comunicação digital adquirido para uso das forças de segurança pública da Paraíba. A tecnologia, da Motorola Solutions do Brasil, representa um Ricardo entrega novo sistema de rádio da Segurança Pública da Paraíbainvestimento de R$ 33 milhões e começa a funcionar primeiramente na região metropolitana de João Pessoa, proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade, com cobertura de 95% do território paraibano até o fim deste ano. O evento acontece às 10h, no Palácio da Redenção, Capital.

A partir dessa data, serão abrangidos pelo sistema de rádio comunicação digital 12 municípios, beneficiando os órgãos operativos de Segurança Pública que atendem uma população de 1,2 milhão. Ao término da implantação, que passará pela região de Campina Grande até chegar ao Sertão, serão 40 antenas (sítios de repetição) instalados em território paraibano, recebendo e distribuindo informações para 5.600 rádios, entre portáteis, móveis e fixos. As mensagens de áudio e texto serão protegidas por criptografia, impedindo que terceiros tenham acesso à comunicação efetuada entre as polícias.

A tecnologia permite o desenvolvimento de diversas aplicações, como a utilização de GPS, dispondo da localização exata dos terminais, tanto no caso de viaturas, como de rádios de mão.

Além do governador, do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e dos gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, estará presente na solenidade o porta-voz da Motorola Solutions, Alexandre Giarola, além de auxiliares do Governo do Estado, parlamentares e agentes de segurança pública estaduais.