Paraíba produz 600 toneladas de mel por ano com tecnologias agroecológicas

    0

    A produção de mel de abelha ainda resiste na Paraíba durante a seca devido às novas tecnologias social e de agroecologia. O Estado produz 600 toneladas de mel por ano e gera cerca de R$ 4 milhões, segundo a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e o Banco do Nordeste. Os dados foram informados a cerca de 100 apicultores do Sertão paraibano nesta sexta-feira (17), durante o 8º Seminário de Apicultura e Meliponicultura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) de Sousa.

    O evento faz parte da 2º Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), que foi encerrada neste último domingo (19). Conforme o gestor do projeto de Agricultura Irrigada do Sebrae em Sousa, Fabrício Vitorino, as maiores produções do produto estão na região do Sertão, onde o evento promove a capacitação dos apicultores. A região de Catolé do Rocha, que abrange a cidade e mais dois municípios, é a que mais produz mel na Paraíba. A região de Sousa, com quatro cidades, não fica atrás e Cajazeiras, com mais quatro municípios, também se destacam. Depois vêm as produções do Curimataú, Cariri e Litoral, respectivamente.

    “Trabalhamos neste projeto do Sertão com nove associações e uma cooperativa, que já vende para os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A luta contra a baixa produtividade tem o apoio das capacitações que destinamos aos grupos. Novas tecnologias estão se espalhando pelo Estado, como cultivar o mel com a agroecologia, ou seja, o plantio para a produção de pólen sem agrotóxico e a preservação do solo e da água”, esclareceu.

    As tecnologias, geralmente, alcançam os apicultores até em suas propriedades rurais, quando há visitas técnicas. Mas o Seminário vem trazendo novidades a cada ano. Na 8ª edição, o evento apresentou quatro palestras e três clínicas tecnológicas. A primeira palestra foi “A apicultura e meliponicultura como agente de controle da degradação ambiental da Caatinga”, com o mestre do IFPB, Hugo Vieira.

    Sebrae Paraíba

    foto: Alberi Pontes

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]