Paraíba participa de Congresso sobre Internet em Cingapura

    0

    A Paraíba está sendo representada no Congresso da Internet Corporation for Assigened Names and Numbers (Icann2), realizado em Cingapura de 4 a 13 do corrente mês, pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Claudio Benedito Silva Furtado. A Icann é uma entidade sem fins lucrativos, subordinada ao Governo dos Estados Unidos da América, responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet, pela administração de sistema de nomes de domínios.

    O Congresso da Icann trata com setores governamentais, empresariais e acadêmicos sobre: governança, segurança, neutralidade, bem como o futuro da internet no mundo. Durante o Icann52 conjuntamente com o CGI-BR (Fórum de Governança da Internet) e o Ministério das Relações Exteriores e representantes da ONU discutirão a organização do Fórum de Governança da Internet que será realizado em João Pessoa, em novembro deste ano. De acordo com o presidente da Fapesq, está sendo muito boa a repercussão da realização do IGF na Paraíba, com vários participantes de todos os setores confirmando presença no evento.

    Durante a viagem o presidente da Fapesq fará visitas a instituições científicas, sediadas em Cingapura, que resultarão em novos incentivos para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Estado. Conforme afirmou o presidente da Fapesq, nas reuniões em Cingapura o estado irá encaminhar à Icann, por meio da Fapesq, a candidatura de João Pessoa para sediar um congresso da Icann em 2016 ou 2017. “A Paraíba possui excelente infraestrutura, com um moderno Centro de Convenções em João Pessoa (capital), que possui equipamentos e instalações com nível de eventos no mundo inteiro, e grande potencial na área para sediar os eventos da Icann”, salientou.

    O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), agendado para novembro de 2015, em João Pessoa (PB), já vem sendo debatido desde o final do ano passado por representantes de diversos setores e diferentes nacionalidades. O CGI.br representa um modelo multissetorial de governança da Internet reconhecido internacionalmente. No período de 2003 a 2014, o Brasil, por intermédio do CGI.br, sediou cinco encontros internacionais, dentre eles quatro relacionados a governança da Internet: duas reuniões da ICANN (2003 e 2006), uma do IGF (2007), a conferência WWW (2013) e o NETmundial (2014).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here