Paraíba participa da criação do Pacto Nacional para Redução de Homicídios

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, e os demais secretários de Segurança do país participam nesta quinta-feira (26), em Brasília, de reunião com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, a fim de elaborar mudanças na lei para enfrentamento ao crime organizado.

Segundo Cláudio Lima, um dos pontos de consenso da reunião foi a criação de um Pacto Nacional para Redução de Homicídios. “Estamos elaborando uma série de sugestões de mudanças na lei e este  projeto deverá ser enviado para votação no Congresso”, afirmou.Além de discutir mudanças na lei para enfrentamento ao crime organizado, o encontro com o ministro da Justiçaa acontece  durante  a  reunião  ordinária  do  Colégio  Nacional  de  Secretários  de  Segurança  Pública (Consesp).

O secretário Cláudio Lima informou ainda que foi realizada eleição para novo presidente do Colégio, que passa a ser o secretário de Segurança e Defesa Social de Minas Gerais, Bernardo Santana de Vasconcelos, após concorrer com o secretário José Mariano Benincá Beltrame, do Rio de Janeiro. A reunião teve ainda a participação da secretária Nacional de  Segurança  Pública,  Regina  Miki,  e  do  secretário  de  Assuntos  Legislativos  do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio.

Para o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, é preciso que haja uma política de integração entre as polícias para que se chegue ao pacto nacional contra homicídios. “Nós temos organizado com os governos estaduais operações conjuntas, num modelo semelhante ao adotado na Copa do Mundo. Estamos articulando ainda um pacto que seja firmado por todos os governadores, pela presidenta da República, com o apoio de todos os nossos órgãos, para que nós tenhamos o desafio claro nesse período, com metas estabelecidas, com parcerias também pactuadas para que nós possamos reduzir a violência no país”, destacou.

O ministro Eduardo Cardozo adiantou ainda que já articulou com o Poder Legislativo o encaminhamento das propostas contra o crime. “Nossa ideia é, agora, retomar essa discussão para que num curto espaço de tempo possamos  encaminhar  ao  Congresso  Nacional  esses  projetos  de  lei. Já  há  uma  boa  vontade  do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que diz que assim que nós chegarmos a um consenso ele pautará essas matérias”, afirmou.