Paraíba fica em segundo lugar no Desafio Universitário Empreendedor

    0

    A equipe de quatro estudantes paraibanos conquistou o segundo lugar na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor. A competição nacional, que estimula as competências empreendedoras entre alunos de universidades brasileiras, aconteceu entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília, e teve a equipe da Bahia como vencedora. Os estudantes competiram com mais de 100 participantes de todo o país.

    A equipe que venceu a etapa estadual e representou a Paraíba na fase nacional foi composta pelos alunos Danilo Medeiros (UFCG de Sousa), José Renan Lacerda Braga (UFCG Sousa), Railson Batista Tavares (Universidade Estácio de Sá, São José de Piranhas) e José Carlos de Sousa (Faculdade Santa Maria, Cajazeiras).

    O Desafio é uma das ferramentas do Sebrae para desenvolver a capacidade empreendedora de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. “O Desafio não é apenas uma competição entre universitários. Ele é uma ação de educação empreendedora e que estimula a competitividade. Nas atividades realizadas durante o desafio, são disponibilizados cursos e jogos que ensinam sobre liderança, proatividade, gestão de negócios, dentre outros temas”, destacou a gestora do projeto no Sebrae Paraíba, Maria José Menezes.

    Ela também explicou que a equipe paraibana apresentou, na epata nacional, um projeto de rastreamento de mercadorias. “Além de participarem dos jogos, eles apresentaram esse projeto que foi considerado bastante inovador pela equipe avaliadora. Agora, o Sebrae vai incentivar ainda mais a participação deles em palestras e cursos oferecidos pela instituição e fomentar a continuidade desse projeto apresentado”, completou Maria José.

    Cada estudante da equipe paraibana ganhou troféu, certificado e tablet. Estes mesmos prêmios foram recebidos pelos alunos do Distrito Federal, que ficaram em terceiro lugar. Os primeiros colocados da Bahia ganharam estes prêmios mais uma viagem internacional a uma instituição referência em empreendedorismo.

    “O jovem que se qualifica nessa interação do Desafio desenvolve habilidades em gestão, empreendedorismo e inovação. Todos os estudantes presentes na etapa final da competição são vencedores”, ressaltou o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, durante a premiação na terça-feira.

    Entre 2000 e 2012, o Sebrae promoveu o Desafio Sebrae, um jogo empresarial que simulava a gestão de uma empresa. Em 2013, a competição mudou de nome para Desafio Universitário Empreendedor e passou a ter um novo formato, agora oferecendo jogos empresariais e cursos online e presencial.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here