Paraíba é o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu homicídios

0

A Paraíba foi o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios. Os números foram divulgados nesta terça-feira (22) pelo Atlas da Violência 2016, uma publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa comprova que os índices de crimes violentos letais intencionais (CVLI) apresentaram redução, após dez anos de crescimento, depois do Programa Paraíba Unida Pela Paz, implantado pelo governador Ricardo Coutinho no início de 2011.

De acordo com o estudo, a Paraíba apresentou uma redução de 42 (por 100 mil habitantes) em 2011 para 39,1 em 2014, A pesquisa, que tem por base o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), ainda traz números absolutos de ocorrências de assassinatos, que caíram de 1.619 casos em 2011 para 1.542 em 2014, o que representa uma redução de percentual de 4,76%. Os outros Estados que apresentaram redução foram: Alagoas (de 69,7 para 63) e Pernambuco (de 38,2 para 35,7).

Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, a Paraíba é um dos únicos sete estados do país que reduziu o número absoluto de homicídios entre 2013 e 2014. O total de assassinatos cometidos no estado caiu de 1.550 no ano de 2013 em um percentual de 0,5% para 2014, último ano pesquisado, quando foram registrados 1.542 homicídios.

A publicação confirma dados da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) sobre queda de assassinatos registrados em território paraibano depois da implantação do Programa Paraíba Unida pela Paz, em 2011.

De acordo com a Seds, pela primeira vez em dez anos, o trabalho de prevenção e repressão qualificada das Forças de Segurança Pública conseguiu reduzir o registro de assassinatos no Estado, com menos 8,21% de ocorrências.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução no número de homicídios se deve a um trabalho integrado das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e a uma gestão focada em resultados, com distribuição de metas e divisão de áreas de atuação das polícias. “Estamos trabalhando, desde o início da implantação do Programa Paraíba Unida Pela Paz, com monitoramento, acompanhamento e distribuição de metas que visam reduzir a criminalidade. Dividimos áreas integradas de policiamento  de modo que os operadores das forças policiais do nosso estado trabalhem de forma integrada. Esse trabalho, que acontece desde o início do governo Ricardo Coutinho, tem conseguido reduzir a criminalidade ano após ano e vai na contramão dos demais estados do Nordeste, que estão apresentado crescimento anualmente”, explicou o secretário.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here