Paraíba é destaque em desenvolvimento de software no N/NE

Empresas paraibanas serão mais competitivas no mercado nacional de TI. Reconhecimento e entrega de certificados será na próxima sexta-feira (28), em João Pessoa. Sete empresas paraibanas de tecnologia da informação (TI) foram certificadas com o programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS). Com este selo, as empresas se tornam mais competitivas e irão ofertar produtos com garantia de qualidade.

Na Paraíba, 3 empresas já possuíam esta certificação e, agora, com 10, o Estado fica na 4a posição do ranking de empresas dos 16 Estados das regiões Norte e Nordeste certificadas pelo programa da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que impulsiona a indústria brasileira de software e serviços de TI.

O reconhecimento à qualificação das empresas será marcado por um café da manhã, na próxima sexta-feira (28), no hotel Verde Green, a partir das 9h, quando será entregue o selo de excelência de software. Participarão da solenidade as instituições parceiras, empresários de negócios digitais, universidades, além da imprensa. “Esta certificação é a garantia de que estas empresas desenvolvem serviços de qualidade”, ressaltou a analista do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo.

Ela explicou que as sete empresas recém-certificadas passaram por um processo de qualificação durante 14 meses e tiveram o apoio logístico e financeiro da Softex e do Sebrae Paraíba. “Estas empresas terão equipes de trabalho com uma grande expertise, com qualidade e eficiência nos processos de desenvolvimento de software. Este é um grande avanço para a Paraíba, que se torna referência no contexto nacional como produtora de TI”, comemora a analista.

Danyele também destaca que um grande diferencial do Estado é que as novas empresas certificadas são micro e pequenas. “Esta é uma certificação pouco acessível às micro e pequenas empresas, por ter um alto custo. Mas o Sebrae e a Softex apoiaram e tiveram a preocupação de trazer aqui para o Estado empresas implementadoras e certificadoras do processo”, disse. Com isso, estas empresas poderão competir de igual para igual com empresas de maior porte, inclusive, de outros Estados.

Sebrae Paraíba