Para concorrer com o WhatsApp, Microsoft testa novo aplicativo para Windows 10

A Microsoft liberou nesta terça-feira (13) em sua plataforma de testes uma nova atualização do Windows 10 que passa a contar com o Messaging. O aplicativo de mensagens, como apontou o ‘The Verge’, ainda é bastante básico, mas é integrado ao Skype e possibilita a troca de áudios e vídeos entre dispositivos que rodam o sistema operacional da marca.

O novo serviço é equivalente ao iMessage e ao aplicativo de mensagens OS X, ambos da Apple. Assim como o WhatsApp, o aplicativo pega os contatos de Skype e transformar em números de celulares para ajudar a encontrar amigos que também estão usando o serviço.

O Messaging também pode ser usado com a assistente de voz Cortana, que possibilita, entre outras coisas, o agendamento de lembretes.

O serviço, segundo a avaliação do ‘The Verge’, ainda é instável. “A Microsoft ainda vai ter um certo trabalho para melhorar a compreensão da Cortana em relação as anotações feitas.” Vale lembrar que a assistente de voz ainda não possui uma versão em português.

Outras atualizações

A nova atualização do Windows 10 também traz melhorias para o Microsoft Edge. O navegador ganhou uma prévia da ferramenta de sincronização que permite levar seus favoritos e a lista de leitura para outros dispositivos. A empresa diz que o recurso não está totalmente pronto, mas já está usável.

Outra novidade do Edge é que a partir de agora, ao passar o mouse sobre as abas abertas no navegador, aparece uma imagem do que tem na página aberta.

A Microsoft também continua a ajustar a interface do Windows 10. Há barras de apps mais vibrantes, que podem ser ativadas nas configurações de personalização, e melhorias estéticas no menu Iniciar.

Por enquanto, as novidades só estão disponíveis para ‘insiders’ do Windows, ou seja, usuários cadastrados na plataforma de teste. Ainda não há previsão de chegar para o consumidor final.