Pais esperam 3 dias na fila para matricular filhos em escolas municipais da Capital

0

O direito à educação, garantido pela Constituição Federal, para ser obtido nas escolas municipais de João Pessoa não é uma missão fácil para os pais e familiares. Enfrentando longas filas e uma espera de três dias para garantir uma vaga para os filhos, os pais explicam que o motivo de ter que estar tão cedo e por tanto tempo esperando é a qualidade das escolas. De acordo com o diretor de gestão curricular de João Pessoa, Gilberto Cruz, são 4,5 mil vagas reservadas para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino de jovens e adultos (EJA).

A senhora Luzinete Rodrigues, relatou que as filas se repetem durante os anos, na escola Padre Pedro Serrão, no bairro do Cristo Redentor. Em 2016, a espera de Luzinete foi conseguir vaga para a filha. Neste ano, precisou dormir na porta da escola, como muitas outras pessoas, para que o sobrinho também consiga estudar na escola. “É o único colégio que presta, se os outros prestassem a gente não estaria passando por isso”, disse.

Leilson de Brito, auxiliar de serviços gerais, chegou às 18h do domingo na escola municipal Pedro Novais, também no Cristo Redentor, para garantir a vaga do sobrinho. Ele confessa que vale o esforço devido à qualidade da escola. Na escola Aruanda, no bairro dos Bancários, a fila começou a se formar desde a terça-feira (3), às 15h.

As matrículas se estendem até o dia 27 de janeiro, para o ensino infantil e fundamental, e até o dia 31 para o EJA, no entanto, muitas vagas para novatos já se esgotaram.

Para realizar as matrículas é necessário o histórico escolar do colégio anterior, comprovante de residência e foto 3×4. As matrículas são feitas das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. O diretor de gestão curricular de João Pessoa, Gilberto Cruz, garantiu que quando o aluno não encontrar a vaga, a Secretaria de Educação vai orientar uma outra escola e nenhum aluno vai ficar sem matrícula. As informações são da TV Cabo Branco.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here