Os traços de Paola Ewald nas artes plásticas, uma paixão desde a infância

    0

    Mais do que nunca, a Paraíba é lar de mulheres que se destacam no meio das artes plásticas. Minna Miná, Gabi Barbosa e Luyse Costa são só alguns dos nomes das jovens que vêm enchendo o Estado de cores e inspiração. Aos poucos, mais um nome vem à tona: Paola Ewald.

    Como tantas outros artistas, Paola descobriu sua paixão ainda quando criança. Já aos 12 anos de idade, enviou um port- fólio à Editora Abril e foi chamada para trabalhar por lá. Por ser menor de idade e morar fora de São Paulo, o contrato não foi finalizado. Até hoje, a ilustradora mantém contato com o diretor de Artes da editora daquela época.

    A maturidade brota de uma artista de 19 anos. As ilustrações, feitas com o material que lhe forem convenientes, abordam quase sempre a figura feminina em representações metafóricas. A grande panelada cultural de onde vem não poderia deixar de ter influências em seu trabalho.

    Filha de pai alemão e mãe grega, nasceu em Curitiba e mora há 5 anos em João Pessoa. “Há muita diferença cultural, religiosa e ideológica entre os dois lados da família, por serem totalmente discrepantes e ainda residirem no Brasil”, refletiu.

    “Mas me considero mais brasileira do que tudo. Principalmente nordestina, apesar de ter nascido no Sul. Fui aprender sobre cultura brasileira aqui. O Nordeste vive, respira e transpira essa cultura que no Sul não tem”

    Mas nem sempre Ewald viveu bem com a sua arte. Após 2 anos de hiato, entre o curso de Língua Inglesa na UFPB e ministrar aulas de inglês em João Pessoa, a artista decidiu retornar.

    “ Há uns anos, deixei de atuar na área quando sofri uma crise existencial muito grande de desgosto com a situação dos artistas brasileiros e a desvalorização do nosso trabalho”, contou. “Hoje, não sei dizer como aguentei ficar este tempo sem desenhar, porque era uma coisa que eu fazia todos os dias e, agora que voltei a desenhar, também o faço todos os dias”.

    Tão freneticamente quanto a volta aos papéis, Paola tem se envolvido em vários projetos. Um deles, para o livro infantil da paraibana Rayanna Queiroz, totalmente ilustrado por Ewald.

    Paralelamente, vem organizando uma exposição em galerias da capital para o ano que vem e está perto de abrir uma marca de roupas chamada Lappinova, com sócios paulistas.

    “Eu me sinto mais eu. Acho que esse hiato serviu para eu clarear minhas ideias e sinto que eu voltei com um cabedal de conhecimento e ideias que não tinha antes, até acho que voltei desenhando melhor. Estou com mais coragem de seguir e tentar e arriscar. Não tem pra onde fugir. Vivo e respiro arte, e o jeito é abraçar”.

    ARTISTA IRÁ DOAR VENDA DE OBRA PARA ‘OUTUBRO ROSA’
    Na última sexta-feira, Paola Ewald iniciou uma ilustração cara a cara com o público, no Estúdio Gata Preta, Centro Histórico da capital.

    “Foi uma experiência muito bacana essa que eu tive na sexta e queria divulgar a quem mais interessasse. E claro, até para mostrar que tem isso aqui também e divulgar meu trabalho na Paraíba”.

    A obra será concluída no próximo sábado e, simultaneamente, Paola dará início a uma exposição com seus trabalhos mais recentes no Gata Preta.

    Daqui a alguns meses, a ilustração principal será leiloada e grande parte dos fundos arrecadados será revertida para uma instituição de combate ao câncer de mama, que será definida em forma de enquete.

    A ideia surgiu não só pelo gancho do ‘Outubro Rosa’, mas também pelo próprio cunho dos desenhos de Paola.

    “Minhas obras expressam muito também a opressão feminina, por isso há tanta representação do nu e de gaiolas”, explicou. “Então foi também mais uma forma minha de expressar apoio, suporte e amor às mulheres desse Brasil, que sofrem tanto, de diversas maneiras, todos os dias”, concluiu.

    Jornal da Paraíba

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here