Orquestras de Frevo e Tribos Indígenas agitam abertura do Carnaval Tradição em JP

0

Comemorando 103 anos, a Liga Carnavalesca de João Pessoa deu início, na noite deste sábado (25), ao Carnaval Tradição de Joào Pessoa. A TV Câmara, em parceria com a TV Cidade, acompanhou os desfiles de Clubes de Orquestras de Frevo e Tribos Indígenas com transmissão ao vivo pelos canais 52 (TV aberta) e 23 (Net), e também pelo canal da Casa no YouTube.

Dentre as agremiações que desfilaram pela Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio) neste sábado, estão: os Clubes de Orquestra Criança Feliz e Acorda Torre a São Rafael; e as Tribos Indígenas Pele Vermelha do Cristo Redentor; e Pele Vermelha do Cristo Redentor, a Papo Amarelo de Cruz das Armas e a Tupi Guarani de Mandacaru.

O prefeito em exercício, Manoel Júnior, ressaltou que o Carnaval Tradição retrata a cultura da cidade. “É o carnaval secular, que resgata nossas origens e raízes. É a expressão máxima da cultura de João Pessoa e da Paraíba. Aqui está a grande atividade cultural do nosso Carnaval Tradição e nós, enquanto Prefeitura, nos orgulhamos muito de participar cooperando, ajudando financeiramente e oferecendo estrutura para que ele ocorra com tranquilidade”,  destacou o gestor.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, lembrou a diversidade cultural do Carnaval Tradição. “A Prefeitura da Capital apoia este grande evento que reflete a cultura popular. São 43 agremiações entre Escolas de Samba, Tribos Indígenas, Orquestras de Frevo e Ala Ursas. É um festival que engrandece a cidade, porque é nossa cultura”, enfatizou Maurício Burity.

O presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Costa, destacou como é estar à frente da entidade que realiza o Carnaval Tradição na cidade há 103 anos. “É emocionante participar dessa tradição, e também muita responsabilidade. A nossa expectativa é que tudo ocorra bem”, declarou Beto Costa.

Para o artista plastico e integrante da comissão julgadora das agremiações do Carnaval Tradição, Yon Pontes a atribuição de julgador é peculiar. Ele falou ainda sobre como o papel de avaliar. “As agremiações que passaram até agora estão dentro dos conformes. O julgador tem que estar atento a tudo e saber o que está acontecendo. Sou analista de fantasia, sou bem criterioso e estou gostando de olhar nas minúcias das fantasias das agremiações”, explicou Yon Pontes.

Critérios e Comissão julgadora

Sete jurados especializados vão julgar o desempenho das agremiações e cada seguimento vai ser avaliado por critérios específicos. As Tribos Indígenas vão ser avaliadas pelo cocar, comissão de frente, conjunto, coreografia, fantasia e adereços. Já as Orquestras, vão ter analisados os critérios: divisão de abre-alas, fantasias, conjunto, coreografia, estandarte e porta-estandarte.

Compõem o júri do Carnaval Tradição 2017: o carnavalesco, artista plástico e fundador do Ateliê Casa Velha, Camilo Aranha; as bailarinas formadas em dança, Denilce Regina e Meyriane Gonçalves; o coordenador da banda 5 de Agosto, maestro Derly; o poeta, músico compositor, Salvador di Acântara; o professor, músico, compositor e arranjador, Beto Preah; e o artista plástico, figurinista, estilista e escultor, Yon Pontes.

Carnaval Tradição continua neste domingo (26) e segunda (27)

Neste domingo (26), o Carnaval Tradição e a transmissão da TV Câmara continuam com os desfiles na Avenida Duarte da Silveira do: Clube de Orquestra Alegre do Frevo; Tribo Indígena Tupi Guanabara; Clube de Orquestra Dona Emília; Tribo Indígena Tabajara do Alto do Mateus; Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada; Tribo Indígena Africanos do Cristo Redentor; Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre; Escola de Samba Unidos do Róger; Escola de Samba Pavão de Ouro Bairro São José; Escola de Samba Império do Samba do Bairro do Róger; Escola de Samba Independente de Mandacaru; e Escola de Samba Malandros do Morro

Já na segunda feira (27), é o dia das Ala Ursas da Capital ganharem a avenida com as agremiações: Batucada Nova Liberdade; Batucada Águia de Ouro; Urso Infantil Gorila Louco; Urso Anos Dourados; Urso Jamaica; Urso Preto do Sesi; Urso Alegria do Panda; Urso Amigo Batucada; Urso Celebridade; Urso da Paz; Urso Gavião; Urso Canibal; Urso Folião; Urso Cachorro Louco; Urso Sem Lenço e Sem Documento; Urso Panda; Urso Reboliço; Urso Santa Cruz;  Urso Fiel; e Urso Atrevido.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here