Orquestra infantil comemora Dia da Criança com concerto didádico

    0

    A Orquestra Infantil da Paraíba apresenta o tradicional concerto em homenagem ao Dia das Crianças neste domingo (12), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano. Sob a regência da maestrina Norma Romano, o concerto terá explicação didática feita pela professora Luciana Real Limeira e a entrada é gratuita.

    O repertório começa com a canção “Menuet e Rondó” (Henry Purcell). Na sequência, os pequenos músicos executarão “Hino ao Imperador” (Joseph Haydn), “A Flauta Mágica” (Wolfgang Amadeus Mozart), “Hino à Alegria” (Ludwig Van Beethoven), “Smile” (Charles Chaplin), “Além do Arco-Íris” (Harold Arlen e E. Y. Harburg), finalizando com “Trenzinho Caipira” (Heitor Villa-Lobos).

    Equipe – Além de Norma Romano como regente titular, a Orquestrinha conta com os professores auxiliares Marcelo Vasconcelos (cordas), Gustavo de Paco de Gea (sopros), Luciana Real Limeira (leitura da música), Jandaciara Gíscia e Mônica Cury (participação especial de teatro). A equipe técnica é composta por Estevam Henrique de Oliveira Vilar (secretário) e os montadores Luiz Carlos Lima e Francisco Nascimento.

    Orquestra Infantil – Foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. A Orquestrinha, como é conhecida, é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O trabalho visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

    A OIEP tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina.

    A Orquestrinha tem se apresentado no Brasil e também no exterior, com destaque para os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998). Em 2007, a OIEP voltou a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e, mais uma vez, encantou a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente nordestinas.

    Serviço:

    Concerto didático da Orquestra Infantil da Paraíba

    Regente: Norma Romano

    Data: 12 de outubro (domingo)

    Hora: 17h

    Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

    Entrada: Gratuita

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]