Oposição fragmentada pode ajudar projeto de reeleição de Luciano Cartaxo em João Pessoa

    0

    O grande número de pré-candidatos ou de possíveis candidatos nas eleições municipais do ano que vem podem favorecer diretamente o único candidato garantido no pleito em 2016: o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), nome certo na disputa para reeleição.

    Por enquanto, os candidatos tem aparecido entre a oposição e até mesmo dentro da base do prefeito petista. No PMDB, os deputados federal, Manoel Júnior, e estadual, Gervásio Maia, já demonstraram intenção de disputar a candidatura. Os deputados federais Efraim Filho (DEM) e Wilson Filho (PTB), além do ex-deputado Leonardo Gadelha (PSC) também falaram sobre seus ‘sonhos’ de governar a capital paraibana.

    Nas outras duas grandes forças políticas paraibanas, uma candidatura parece certa e a outra pode ser construída até o ano que vem. No PSDB, o ex-governador Cícero Lucena revelou ao Paraíba Já que não tem intenção de entrar na disputa, deixando o caminho livre para o ex-deputado federal e presidente estadual da legenda, Ruy Carneiro.

    Já no PSB, que permanece na base de apoio de Cartaxo, mas sem muita convicção, os nomes da deputada estadual Estela Bezerra, que já disputou o pleito municipal em 2012, e do secretário de recursos hídricos, João Azevedo, são citados frequentemente como escolhas óbvias do governador Ricardo Coutinho (PSB).

    Para o cientista político José Artigas de Godoy, as pré-candidaturas apresentadas até agora ainda não passaram pelos debates internos dos partidos e pelo crivo dos ‘caciques’ de cada um.

    “Caso todos os candidatos sugeridos realmente se candidatarem, isso acabaria fortalecendo as pretensões de reeleição Luciano Cartaxo, devido a dispersão de votos entre as candidaturas de oposição. Por isso, é improvável que a oposição saia tão dividida, e pode-se esperar muitos acordos entre os partidos”, analisa.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here