ONG da PB pedirá a Lula e RC que incentivem plantio de árvores ao longo do São Francisco

0

A transposição das águas do rio São Francisco para cidades paraibanas, além de beneficiar milhões de cidadãos, vai gerar a oportunidade de iniciar o replantio de árvores no leito do rio e no semi-árido nordestino.

Essa é a intenção da ONG Centro de Apoio às Atividades Populares (CAAP) e da Rede ODS Brasil que pretendem difundir o projeto ‘Onde Plantei’ neste final de semana na cidade de Monteiro-PB. Os ambientalistas querem aproveitar as presenças do ex-presidente Lula da Silva e do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e demais autoridades para plantar dezenas de mudas de árvores, simbolizando o momento histórico.

O projeto ‘Onde Plantei’ existe desde 2015 e tem apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD), Sesc, UFPB, TCE-PB, MP-PB, Consea, CUT-PB, Fundação Solidariedade entre outras.

O coordenador do CAAP, Arimatéia França, diz que as presenças de autoridades em Monteiro é uma excelente oportunidade para se discutir a importância da sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos do Nordeste. “Queremos que tanto o ex-presidente como o governador plantem árvores neste domingo. Será bastante significativo o gesto para incentivar o plantio por parte de toda a população”, declarou.

Projeto inovador

O objetivo principal do projeto idealizado pela CAAP é realizar o plantio de cerca de 4 milhões de mudas de árvores em todo o Brasil. Arimatéia França avisa que as diretrizes do projeto podem ser conhecidas no portal www.ondeplantei.org.br. Ele explica que ao acessar o portal, a pessoa poderá registrar com precisão o local onde são plantadas as árvores, fazer registro de fotos, vídeos, dedicar ao escrever mensagens incentivadora para os demais cidadãos, tornando-se um multiplicador através do seu exemplo prático.

França informa ainda que na medida que o projeto for sendo desenvolvido e gerando resultados será instituído um ranking das cidades e por empresas que mais plantaram árvores.

Basicamente, o ‘Onde Plantei’ tem por finalidade incentivar a arborização dos centros urbanos, envolvendo diversos segmentos e contribuindo para os alcances do Objetivos do Desenvolvimento (OD) – SAÚDE E BEM ESTAR; ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTETÁVEIS; ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA; ODS 15 – VIDA TERRESTRE e ODS 17- PARCERIAS DE IMPLEMENTAÇÃO, objetivos de desenvolvimento sustentável,  estabelecidos pela ONU na cúpula das nações.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here