Nove vereadores aproveitam ‘janela’ e trocam de partidos em João Pessoa

A ‘janela’ partidária proporcionou que nove vereadores de João Pessoa trocassem de partido ao longo dos últimos dias, aproveitando o prazo fixado pela legislação eleitoral, que assegura essa mudança sem o risco de perder o mandato eletivo.

O vereador Santino trocou o PTdoB pelo PMN; Raoni Mendes deixou o PTB e ingressou no Democratas (DEM); Bosquinho saiu do DEM e se filiou ao PSC.

Djanilson da Fonseca resolveu sair do PPS e migrar para PR, legenda que passa a presidir em João Pessoa

Helton Renê, atual secretário do Procon-JP trocou o PP para entrar no PCdoB, enquanto Lucas de Brito se desfilou do DEM para ingressar no PSL.

Líder do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Câmara de Vereadores de João Pessoa, o vereador Marco Antônio deixou o PPS para se se filiou ao PHS; Pedro Coutinho saiu o PTB e também migrou para PHS.

Já o vereador Felipe Leitão deixou o Solidariedade (SD), mas ainda não divulgou o seu novo partido.

Quem perde

O PPS, o DEM e o PTB foram os partidos que mais perderam vereadores. As legendas presididas pelo vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS) e pelo ex-senador Wilson Santiago (PTB) acabara perdendo dois parlamentares cada uma. Já o partido do ex-senador Efraim Morais (DEM) perdeu dois vereadores, mas ganhou um.

Quem também perdeu foi o prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Ao trocar o PPS pelo PR, o vereador Djanilson da Fonseca migrou para um partido que integra a base de sustentação política do governador Ricardo Coutinho (PSB).

O Vereador Felipe Leitão, do SD, ainda não anunciou seu destino partidário, mas já oficializou sua saída da bancada do prefeito Luciano Cartaxo na Câmara de João Pessoa.

VereadorEx-partidoAtual partido
BosquinhoDemocratas – DEMPSC
Djanilson da FonsecaPPSPR
Felipe LeitãoSolidariedade – SDAinda não divulgou
Helton RenêPPPCdoB
Pedro Alberto CoutinhoPTBPHS
Marco AntônioPPSPHS
Raoni MendesPTBDemocratas – DEM
SantinoPTdoBPMN