Nova USF deve atender 16 mil pessoas em João Pessoa, destaca prefeito

    0

    O atendimento em saúde básica ficou mais confortável e estruturado para cerca de 16 mil moradores do Cristo Redentor. Isso foi possível com a obra de reestruturação da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, entregue na manhã desta segunda-feira (11) pelo prefeito Luciano Cartaxo. Localizada na Rua Engenheiro Sérgio de Lima Albuquerque, a USF é a 18ª construída ou reformada pela atual gestão.

    “Estamos fazendo um grande trabalho de reestruturação e ampliação da rede de saúde do nosso Município e isso reflete diretamente no resultado do serviço prestado à população”, destacou o prefeito. “Nossas unidades estão prontas para receber a população e os profissionais da saúde com muito conforto e qualidade, o que com certeza se reflete no bem-estar de todos”, complementou.

    Com a reforma, orçada em R$ 220 mil, a USF ganhou nova pintura, aplicação de pastilhas nas paredes externas e internas, nova estrutura metálica para sustentação do teto e renovação dos sistemas hidráulico e elétrico. Além disso, as salas foram climatizadas e os banheiros foram adaptados para o uso de pessoas com necessidades especiais.

    Outra melhoria foi a compra de novos equipamentos e nova mobília. “Esta era uma das unidades mais antigas da nossa rede integrada e que precisava muito de uma reestruturação para que pudesse oferecer um serviço adequado às necessidades da população”, explicou a secretária municipal da Saúde, Aleuda Nágila.

    Serviço – A Unidade oferece à população serviços como: atendimento médico; atendimento de enfermagem (consultas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, curativo, retirada de pontos, imunização, troca de sonda uretral e coleta de sangue); atendimento em saúde bucal (avaliação odontológica, restauração, limpeza de tártaro, extração simples, escovação supervisionada e aplicação de flúor), marcação de exames e consultas e dispensação de medicamentos de controle simples.

    Além disso, os usuários do serviço têm acesso a atividades coletivas como grupos de gestantes, puericultura, saúde mental, terapia comunitária, espaço de diálogo, horta comunitária e grupo de caminhada.

    A USF Vila Saúde vai funcionar com quatro equipes de saúde da família (ESF) compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, agente de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here