Nos pênaltis, Botafogo-PB vence o Linense e avança na Copa do Brasil

Na noite de quarta-feira (06), Botafogo-PB e Linense se enfrentaram no estádio Almeidão, em João Pessoa, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil de 2016. O time paulista saiu na frente do placar, mas o veterano Warley empatou a partida em 1 a 1, mesmo resultado do jogo de ida, o que levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, após 100% de aproveitamento nas dez primeiras cobranças, Michel Alves defendeu a batida de Rogerinho, e Marcelo Xavier tratou de colocar o Belo na segunda fase.

O primeiro tempo foi bastante morno, com as duas equipes sem querer se arriscar muito. O Belo pensava na vantagem que tinha, já que o empate por 0 a 0 o classificava, e o Elefante fechado, buscando uma bola para tentar a vitória que o levaria para a sequência da competição. Resultado disso foram apenas duas chances de gol antes do intervalo, uma para cada lado.

A primeira jogada de perigo do jogo foi do Botafogo-PB. Aos 8 minutos Ângelo cruzou da direita e Carlinhos apareceu na entrada da pequena área e chutou de pé direito, mas o goleiro Oliveira fez a defesa e mandou a bola para escanteio. Na cobrança, após desvio de cabeça de Gedeil, a bola encontrou Carlinhos novamente livre na pequena área, mas com o arqueiro do Linense vendido, o atacante isolou a bola e perdeu um gol inacreditável.

A resposta do Linense veio aos 22 minutos, quando Cristiano recebeu cruzamento da esquerda e soltou a bomba com a perna canhota, mas Michel Alves fez a defesa. A bola ainda bateu na trave antes de sair pela linha de fundo.

Segundo tempo

Com o Botafogo-PB totalmente desorganizado em campo, o adversário se aproveitou para abrir o placar. Em uma falha de Carlinhos, que perdeu a bola na intermediária, o Linense saiu em velocidade com Bruno Paiva, que entrou na área e tocou para Cristiano, que apareceu livre, na marca do pênalti, sem goleiro, para só escorar de pé direito a pelota para o fundo das redes aos 13 minutos.

Muito mal na partida, o Botafogo-PB mudou o time, mas não conseguia criar oportunidades. Mas em uma bola parada veio o empate. Ângelo cobrou falta da direita aos 34 minutos. Após desvio na primeira trave, a bola sobrou para Warley, que de dentro da pequena área, segurado pelo defensor, conseguiu mandar de canela direita para o gol.

O empate por 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

A decisão por pênaltis foi equilibrada e de muito sofrimento para o torcedor. Nas cinco primeiras cobranças de cada time, todos converteram. Zé Antônio, Rafael Aidar, Rogerinho, Bruno Paiva e Rodrigo Lobão marcaram para o Linense, e Muller, Val, Janeudo, Ângelo e Warley fizeram os gols do Belo.

Nas cobranças alternadas, Michel Alves pegou, no canto direito, a batida de Felipe Soutto, e Marcelo Xavier soltou a bomba, que ainda bateu no travessão antes de entrar, para garantir o Botafogo-PB na segunda fase da Copa do Brasil. O adversário será definido no confronto entre Goiás e River-PI.

Ficha técnica

Botafogo-PB 1 x 1 Linense (agregado 2 x 2)
Pênaltis:  6 x 5

Copa do Brasil 2016 (1ª fase – jogo de volta)
Estádio: Almeidão (João Pessoa)

Arbitragem: Roberto Oliveira Silva (GO); Márcio Maciel (GO), Edson de Sousa (GO)

Gols: Warley (B); Cristiano (L)
Cartões amarelos: Warley, Muller, Gedeil (B); Gabrielzinho, Bruno Paiva, Ednei (L)

Botafogo-PB: Michel Alves, Ângelo, Plínio, Marcelo Xavier, Jefferson Recife; Gedeil (Janeudo), Djavan, Val, Marcinho (Jó Boy); Carlinhos (Warley), Muller. Técnico: Itamar Schulle.

Linense-SP: Oliveira, Felipe, Rodrigo Lobão, Ednei, Bruno Paiva, Marcão, Felipe Soutto, Zé Antônio, Gabrielzinho (Johnatan); Rogerinho, Cristiano (Rafael Aidar). Técnico: Moacir Júnior. As informações são do Voz da Torcida.