No Dia da Árvore, escolas de João Pessoa recebem mudas de plantas nativas

Para celebrar o Dia da Árvore, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) distribuiu e plantou, em todas as 95 escolas da rede municipal, e em 40 da rede particular, mudas de árvores nativas, cultivadas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Com a participação de estudantes e educadores, na Escola Municipal Leonel Brizola, que fica na Avenida Beira Rio, foram plantadas uma muda de ipê rosa e outra de pau formiga. Já na Escola Municipal General Rodrigo Otávio, no Bairro dos Estados, os estudantes e educadores participaram do plantio de uma muda de urucum. Nas demais escolas foram plantadas e distribuídas mudas de imbiribeira, ipês, oitizeiros, sibipiruna e pau brasil.

Com aproximadamente um metro e meio de altura, em  três anos as árvores estarão dando sombra na área das escolas. Vinte e um de setembro é comemorado o Dia da Árvore e no hemisfério sul o dia seguinte, 22 de setembro, marca o início da primavera. João Pessoa está situada numa área de Mata Atlântica, o principal bioma da cidade. Possui mais de 3 mil e 400 hectares de remanescentes vegetais e mil e sessenta hectares de áreas de mangue. O território do município possui uma cobertura vegetal de aproximadamente 30,67 por cento de sua área, porcentagem considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital. São aproximadamente 47,11 m² de área verde por habitante, mas é preciso considerar que a Mata do Buraquinho representa 14,97 por cento da área verde total e muitas áreas urbanizadas ainda são desprovidas de espaços verdes.

Para a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, “este Dia da Árvore é extremamente representativo para nós da Semam. Trabalhamos todos os dias na preservação do patrimônio ambiental de João Pessoa, preservando e recuperando as áreas verdes, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável da cidade”, concluiu.