Música de câmara invade Igreja de São Bento no Festival de Música Clássica

    0

    Um dos grandes destaques do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa é a música de câmara. Nesta terça-feira (2), às 14h30, a Igreja de São Bento sedia um programa bem elaborado, oportunidade única para o público conhecer solistas consagrados combinados em duos, trio e quarteto com piano. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em patrocínio com o BNDES.

    Jean-Marie Leclair é considerado o fundador da escola de violino francesa. O compositor barroco escreveu várias sonatas, das quais será apresentada uma das mais conhecidas, a Sonata para dois violinos Nº 5, executada por Alberto Johnson (Holanda/Brasil) e Pamela Kubik (Argentina).

    Em 1816, quando tinha apenas 19 anos, Schubert começou a escrever um trio para violino, viola, violoncelo para apresentá-lo nas chamadas “Schubertíades”. Mas, insatisfeito e envolvido com outros projetos, não foi além do primeiro movimento, o Allegro. A peça, hoje considerada obra-prima, revela o perfeito domínio do jovem compositor na linguagem clássica de Haydn e Mozart.

    Já o Quarteto em sol menor Kv 478 para piano, violino, viola e violoncelo, de Mozart, é uma das principais peças compostas para quarteto com piano e a mais bem acabada do gênero. Nesta obra é enfatizado mais o lado camerístico do que o concertante, e há um destaque especial para a viola.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here