Mostra Sonora Brasil chega a João Pessoa, Campina Grande e Guarabira

    0

    O maior projeto de circulação musical do país chega mais uma vez à Paraíba. O Sesc realiza, entre os dias 24 e 28 de agosto, o Sonora Brasil 2015, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. Em sua 18ª edição, o projeto apresenta o tema Sonoros ofícios – Cantos de Trabalho, apresentando o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais. Em Campina Grande, as apresentações acontecem no Cine-Teatro do Sesc Centro, entre os dias 24 e 27. Na capital, a Usina Cultural Energisa é o palco do evento de 25 a 28. Já em Guarabira, a unidade do Sesc recebe as apresentações nos dias 27 e 28 de agosto. A entrada é gratuita e aberta a quaisquer interessados.

    Nesta edição, quatro grupos representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (AL), Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA), Quebradeiras de Coco Babaçu (MA) e o Grupo Ilumiara (MG), formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas sobre diversas vertentes do tema. O canto de trabalho é um fato social presente na cultura brasileira e ainda vigente em alguns estados, concentrados, principalmente, na região Nordeste, tanto no ambiente rural quanto no urbano, com registros que confirmam a sua existência já no século 18.

    O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here