Mostra Internacional de Teatro tem espetáculos itinerantes e gratuitos

Dentro de duas semanas, será dada a largada ao maior circuito de espetáculos gratuitos de teatro do Estado. De caráter itinerante, a Mostra Internacional de Teatro Paraíba Encena (MITpb), começa a percorrer sete cidades paraibanas de 1° a 11 de outubro, trazendo um amplo leque de apresentações e vivências culturais, não só na dramaturgia, mas também em dança, circo, artes visuais, literatura, música e atividades de formação cultural.

João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras receberão a MIT, que contará com dezenas de grupos em cena. A coletiva de lançamento da programação está prevista para a próxima segunda (21), às 9h, no Teatro do Sesi (na Rua Rodrigues Chaves, 90, Centro). Estarão presentes o secretário-executivo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, Pedro Santos, a relações públicas do Sistema Fiep, Yone Medeiros, o curador e idealizador da MITpb, Luciano Santiago, e o responsável pela sua organização, Nilton Santos.

Durante a mostra, está confirmada a vinda de Leonardo Lessa, diretor de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e depesquisadores e curadores de outras mostras internacionais. Patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a MIT é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e pela Rede Latino-Americana de Mostras (RLAM), com correalização da Trupe Artemanha de Investigação Teatral e Dupla Face Companhia de Teatro.
De caráter amplamente multidisciplinar, levará espetáculos teatrais, shows, performances artísticas, atividades de formação (em oficinas, palestras, demonstrações de processo e vivências), feira de livros, exposições e saraus, sendo a maior mostra de artes integradas do Estado da Paraíba. Toda a programação é gratuita.

Também sediará a primeira edição do SiacPB (Seminário Internacional de Artes Cênicas da Paraíba), reunindo importantes nomes da cena teatral, entre pesquisadores, curadores e diretores. O objetivo é possibilitar o acesso da população ao que de melhor está sendo produzido nas diferentes linguagens culturais no país.

“Ano passado, o projeto recebeu cerca de 10 mil espectadores durante os dez dias em que esteve no ar em João Pessoa (circulando por teatros e praças da Capital), e em 2015, a projeção é triplicar esse público, consolidando-se como uma das mais representativas do segmento”, espera Luciano Santiago.

Toda a programação vai estar disponível no site www.mitpb.com.br, onde o público também poderá encontrar informações sobre os convidados, as atividades previstas, as sinopses e fotos dos espetáculos e se inscrever para as atividades de formação.

A MITpb – A Mostra Internacional de Teatro nasceu em 2014, inspirada em alguns dos principais projetos do circuito nacional quanto ao seu alcance social e articulação com as esferas públicas e privadas como braço da difusão das artes cênicas entre a população.