Teatro: Mostra Internacional traz a João Pessoa 30 peças

    0

    De 12 a 21 de setembro, a capital paraibana sediará a primeira edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena. O evento contará com mais de 30 apresentações teatrais, sendo 10 da Paraíba e 16 de outros estados, uma musical, além de quatro atrações internacionais vindas da Argentina, Chile e Espanha. A programação foi anunciada em entrevista coletiva na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) na manhã desta quarta-feira (13).

    Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e da Caixa Econômica Federal, a mostra é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro. O objetivo de um evento desta magnitude é possibilitar o acesso de toda a população ao que de melhor está sendo produzido nos palcos brasileiros.

    “A MIT pretende lançar a pedra fundamental de eventos do mesmo gênero na cidade, inaugurando no calendário uma programação cultural de qualidade e que atinja vários públicos”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.

    O evento será realizado em diferentes pontos da cidade, como praças e teatros, na Universidade Federal da Paraíba e em espaços alternativos. A programação é 100% gratuita e durante os dez dias de evento o público poderá assistir a espetáculos e participar de oficinas, palestras e debates.

    Luciano Santiago, curador e coordenador geral da MIT, ressalta a importância do caráter de integração social e cultural do evento. “Os três eixos básicos em que nos fundamentamos para a sua criação foi, primeiramente, possibilitar o acesso pleno da população ao teatro, intercambiar formas de conhecimento entre os vários grupos que por aqui vão circular e inserir João Pessoa em definitivo no mapa dos grandes eventos artísticos das mostras internacionais”, resume.

    Durante a coletiva, foi lançado o site do evento (www.mitpb.com.br), com informações sobre convidados, sinopses dos espetáculos e a programação. A mostra é uma das mais representativas do segmento teatral até então realizada na Capital paraibana.

    Espetáculos

    Entre os grupos que participarão da primeira edição da Mostra Internacional de Teatro estão os internacionais The Bag Lady Theater (Espanha/Polônia), com o espetáculo “Bag Lady”; a Compañía de Titiriteros de la Universidad Nacional de San Martín (Argentina), com “La Vida Es Sueño”; a La Compañía La Mona Ilustre (Chile), com os espetáculos “Los Peces no Vuelan” e “Juan Salvador Tramoya” e a Cia de Teatro Circo y Patos Mojados (Argentina), com a peça “PatoLogias”.

    Entre as atrações brasileiras há representantes de várias regiões. Entre eles estão Morpheus Teatro (SP), com “O Princípio do Espanto”; a Cia Mundú Rodá (SP), com “Donzela Guerreira”; a Cia Domínio Público (SP), com “Posso Dançar pra Você?”; a Cia do Abração (PR), com “O Olhar de Neuza”; os Las Cabaças (PA), com “Semibreve”; e a Dupla de Palhaças Emily e Manela (SP), com “Espetáculo pelo Cano”.

    O evento também terá a presença da Cia Teatral Oops!… (GO), com “Desamor”; o Território Sirius Teatro (BA), com “Seu Bomfim”; a Estação de Teatro (RN), com “Guerras, formigas e palhaços”; a Cia 2 em Cena de Teatro; Circo e Dança (PE), com “Salada Mista”; a Nós de Teatro (CE), com “Sertão.Doc”; a Épica Cia de Criação (PI), com “Secante”; a Invisível Cia de Teatro (AL), com “Voo ao solo”; a Grupo de Teatro Carmim (RN), com “Jacy”; e a Facetas, Mutretas e Outras História (RN), com “O Bizarro Sonho de Steven”.

    Espetáculos paraibanos

    A Paraíba está bem representada na MIT com a participação dos seguintes grupos: Bigorna, com “Esparrela”; Sertão de Teatro, com “Flor de Macambira”; Os fodidários e o espetáculo “Quincas”; Cia Sírius de Teatro, com “Efemérico”; a Agitada Gang trupe de atores e palhaços da Paraíba com a peça “Como nasce um cabra da peste”; o Grupo Teatral Lavoura e o espetáculo “Diário de um louco”; Quem Tem Boca É Pra Gritar, com “Cancão, Malazarte e Trupizup”; Cia Oxênte e a peça “Anáguas”; a Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena, com “O Boi Encantado – um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro”, e Bufões de Olavo, com “Clown Bar”.

    Debates e oficinas

    Ao longo da Mostra João Pessoa Encena serão realizadas quatro mesas de diálogos. Os temas propostos são “Processos…”, “Políticas Públicas para Cultura – Fomentos”, “Cooperativas e Movimentos Artísticos” e “Mostras e Caminhos”. Entre os palestrantes e debatedores estão nomes como Antônio Rogério Toscano, Daniel Araújo, Dorberto Carvalho, Kil Abreu, Luciano Santiago, Maria do Rosário Ramalho, Ney Piacentini e Valmir Santos.

    A oficina ‘Noções sobre o Sistema de Stanilavski’ será ministrada por Ney Piacentini. A proposta é experimentar elementos extraídos da Gramática para o ator, elaborada por Constantin Stanislavski através de exercícios que possibilitem a compreensão das ações psicofísicas e da análise ativa, entre outros aspectos da terminologia stanislavskiana. Outras duas vivências teatrais serão ministradas por convidados da Argentina (Compañía de Titiriteros de la Universidad Nacional de San Martín) e do Chile (La Compañía la Mona Ilustre) .

    Lançamento de livro e show

    A cerimônia de abertura da MIT – João Pessoa Encena será realizada no dia 11 de setembro, começando com o lançamento do livro ‘Revelando Artemanhas’, organizado por Luciano Santiago – curador e coordenador da Mostra e integrante do Instituto Artemanha.

    A programação da noite também inclui um show do grupo cearense Fulô da Aurora. Criado em 2003, o grupo vem desde então mergulhando nas tradições populares cearenses através de vivência direta com mestres da cultura em diversas regiões do estado. O resultado é uma música estreitamente ligada a tudo o que os identifica. Toda essa vivência possibilitou a construção de um repertório que revela a influência sonora ancestral e atual do Ceará.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here