Mostra de artes teatrais integradas inicia programação no próximo sábado

0

 A programação da Mostra de Artes Teatrais Integradas (Marte), que já começa no próximo sábado (7), além dos espetáculos, contação de histórias e outras ações, tem também uma série de oficinas e palestras. Na terça-feira (10) e quarta-feira (11), a partir das 8h, haverá a oficina Práticas Experimentais em Dança para a Dramaturgia em Tempo Real, do coletivo Cida (Coletivo Independente Dependente de Artistas). Ainda na terça-feira, a professora Nara Salles ministrará a palestra Hibridismos, às 14h. Na quarta (11), às 8h, Leonardo Palma (UFRN) ministrará a oficinaComposição da Personagem Drag: Construindo Uma Arte De Resistência, e, às 14h, acontecerá o debate Formação de Plateias – Pedagogia do Espectador. Na sexta-feira (13), às 8h, acontecerão mais duas oficinas: O Corpo Cômico, de Diocélio Barbosa (UFPB), eElementais, de Marcelo Sousa (UFPB). Também na sexta, às 14h, acontecerá o debate Teatro em Tempos de Crise. A programação completa da mostra está disponível no site mostramarte.com/programacao.

MARTE

De 7 a 14 de outubro, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, acontece em João Pessoa a primeira edição da Marte. Seja em teatros, escolas ou nas ruas da cidade, a Marte luta pela democratização e valorização das artes teatrais integradas levando-as a todas as esferas da sociedade.

Os espetáculos selecionados para a Mostra são os potiguares do Grupo Carmin e seu recém-estreado A invenção do Nordeste; e do Coletivo Independente Dependente de Artistas (Cida), com uma residência de três solos: História/Container, Etéreo e (Eu)Fêmea; enquanto Goiás está representado pela Nalini Cia. de Dança, que apresentará sua coreografia Anarthas, assinada por ex-bailarina da Quasar Cia. de Dança; e os paraibanos do Quem Tem Boca é Pra Gritar (Comédia com farinha), do Ser Tão Teatro (Alegria de náufragos), do projeto Corpos de Saias (No mundo da rua), além do grupo Arretados Produções Artísticas (Troca-se histórias por brincadeiras), da Cia. Fuá de Terreiro (Baile muderno) e da Cia. dos Clownssicos (Clownssicos – Uma velha história de amor).

O evento será dividido em cinco módulos: Teatro para a Infância e Juventude, com apresentações no Parque da Lagoa de ações voltadas para a contação de histórias, teatro, doações de livros, ações lúdicas e ecológicas; Teatro Adulto, com espetáculos variados, teatro, teatro-dança ou performance; Teatro na Escola, com ações de contação de histórias ou teatro de bonecos em dez escolas públicas de João Pessoa; Módulo Saberes da Arte, feita de ações de formação com oficinas e intercâmbio entre os grupos; e Módulo Ciclo de Debates, composto por três temas (Gêneros Dramáticos e Hibridismos Teatrais; Formação de Plateias: Pedagogia do espectador; e Novos Rumos do Teatro para a Infância e Juventude).

Simultaneamente acontece a Marte Universitária, que pretende difundir a produção dos cursos de graduação e pós-graduação em Teatro e artes em geral, e se divide nas seguintes categorias: Apresentações de Pesquisas; Apresentações/demonstrações Artísticas/Performance Art, Oficinas de processos criativos e treinamento do ator; e publicação de artigos/Revista Marte Universitária.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here