Vale do Mamanguape elege prioridades em audiência do ODE

    0

    Moradores do Vale do Mamanguape elegeram a segurança (220 votos), saúde (207 votos) e educação (180 votos) entre as prioridades de investimentos, durante audiência pública do Orçamento Democrático Estadual (ODE), nessa sexta-feira (17). A plenária contou com a presença do governador Ricardo Coutinho e reuniu toda equipe de auxiliares, no ginásio na Escola Técnica de Mamanguape.

    Mais de 2 mil pessoas participaram da audiência, que envolveu 12 municípios: Jacaraú, Pedro Régis, Lagoa de Dentro, Curral de Cima, Mataraca, Baía da Traição, Itapororoca, Marcação, Rio Tinto, Mamanguape, Capim e Cuité de Mamanguape.

    As reivindicações da população foram feitas através do credenciamento eletrônico, onde as pessoas puderam eleger até três obras, ações ou serviços que gostariam que fossem implementados na região. A moradora de Mataraca, Simone Negreiros, reivindicou em nome da comunidade. “Estamos aqui para reivindicar a instalação de fábricas na nossa região para que os jovens não abandonem mais nossa cidade. Nossa região tem minérios e nós queremos explorar, fazendo com que os jovens se ocupem com o trabalho e cresçam profissionalmente”, justificou a representante do grupo de 50 pessoas.

    Outras solicitações também foram feitas diretamente ao governador Ricardo Coutinho, como a melhoria no atendimento dos serviços públicos de saúde, mais segurança e educação. Na ocasião, Ricardo falou sobre a política do Orçamento Democrático e respondeu sobre as solicitações. “O povo merece poder e o Orçamento Democrático é o espaço de empoderamento criado em nosso Governo. É essa política que tem feito tantas obras reivindicadas através da participação popular implantada. Aqui todo mundo é igual”, afirmou.

    Sobre a solicitação de indústrias, ele respondeu que a principal indústria que Mataraca vai ganhar será a indústria do turismo. “É por isso que fizemos a pavimentação da estrada que liga Mataraca a Barra de Camaratuba [PB 065/061], que está recebendo investimentos no valor de R$ 4,25 milhões. Daqui para junho, iremos inaugurar e teremos grandes avanços”, adiantou.

    O secretário Executivo do Orçamento Democrático Estadual, Gilvanildo Pereira, coordenou a plenária e falou sobre a importância da participação popular. “Esse espaço da Escola Técnica, o Hospital Regional e o conjunto Maria da Penha foram demandas levantadas pelo povo, através do Orçamento Democrático. Esse é o resultado concreto do caminho da participação popular que vem mudando o Estado. Esse Governo é sensível às causas populares e sabe o caminho que quer chegar. Para o Governo, esta noite de hoje é uma realização. Estamos construindo um Estado cada vez mais forte”, enfatizou Gilvanildo.

    As reivindicações das audiência do ODE também podem ser feitas através de um aplicativo acessado em smartphones ou tablets, por exemplo, disponível no dia e horário das audiências, no endereço eletrônico www.oddigital.pb.gov.br ou por meio de fala pública, no momento da realização da audiência.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here