Ministro do STF é flagrado conversando com senador do PSDB e ex-auxiliar de FHC

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, almoçou foi flagrado na última quarta-feira (16), na companhia do senador José Serra (PSDB) e do economista Armínio Fraga. O encontro ocorreu no restaurante Trattoria do Rocsário, no Lago Sul, em Brasília.

Na noite desta sexta-feira (17), o ministro Gilmar Mendes suspendeu a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse na quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS.

Na decisão, o ministro afirmou ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo.

Além de suspender a nomeação de Lula, Gilmar Mendes também determinou, na mesma decisão, que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância judicial.

Saiba mais

Presente ao encontro entre o ministro Gilmar Mendes e o senador José Serra, Armínio Fraga presidiu o Banco Central de 1999 a 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O economista foi anunciado na campanha eleitoral, pelo candidato Aécio Neves (PSDB), como seu futuro ministro da Fazenda.