Cachaças da Paraíba inovam na apresentação de seus produtos
A importância da qualidade da cachaça não está só no líquido. A correta apresentação dos produtos, desde a garrafa até a comunicação com o mercado, já são fatores preponderantes para o sucesso de uma marca
Neste quesito, os produtores da Paraíba estão inovando e, acredito, alavancando o crescimento de seus produtos no mercado nacional e talvez até no internacional. Recentemente foi lançada a “Carta de Cachaças da Paraíba”, que na verdade é um livro. De acabamento sofisticado, fala um pouco da história da cachaça no NE e traz informações sobre as variedades e marcas produzidas na Paraíba e como harmonizá-las na gastronomia, além de suas características sensoriais e os dados sobre o produtor e sua região. Além de agradável aos olhos, traz informação! Essencial para se entender por que uma cachaça apresenta este ou aquele aroma ou sabor.
Evolução
Numa rápida leitura do livro podemos notar a evolução dos produtos, das marcas, novas e tradicionais. Destaque para os rótulos e principalmente para as garrafas. Segundo Alexandre Macário, gerente da unidade de negócios Norte/Nordeste da Owens Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, “uma cachaça premium precisa expressar na embalagem a mesma qualidade da bebida envasada e transmitir ao consumidor todo cuidado e atenção aos detalhes que o produtor teve durante o processo inteiro, da seleção da cana, colheita até a destilação e o envelhecimento. Por isso, a escolha da garrafa certa, é fundamental”.
E os resultados não tardam a aparecer, alguns produtores conseguiram um incremento de vendas de mais de 140%! Como dizem por aí: “a primeira impressão é a que fica”. Saúde!