MasterChef da vida real: saiba preparar a legítima apple pie americana

Torta de maçã é um daqueles clássicos culinários mundiais, que cada país tem sua própria versão. Os povos bávaros têm o apfelstrudel, os franceses têm a tarte tatin, mas nenhuma outra receita conquistou o imaginário das pessoas como a legítima apple pie americana, uma especialidade da vovó Donalda. Aquela massa alta, dourada e crocante, com recheio perfumado e fumegante nos conquista pelos olhos e pelo estômago.

A receita é relativamente simples e o que dá mais trabalho é descascar e picar as maçãs. Mas com uma ou outra dica, sua torta vai sair perfeita, ao contrário da apresentada pela participante Aritana Maroni no episódio de MasterChef dessa terça-feira (04). A empresária de 36 anos se atrapalhou, serviu o que parecia “uma sopa” nas palavras do jurado Erick Jacquin, e acabou sendo eliminada da competição.
Macetes para acertar a apple pie
massa-1438790849168_615x300
Quanto mais gelada, melhor
Como é bem elástica, quanto mais geladinha estiver a sua massa na hora de trabalhar, maior será o efeito folhado e mais crocante ficará a sua torta depois de pronta. Sendo assim, depois de prepará-la, cubra com plástico filme e refrigere antes de abri-la na forma. Se puder, inclusive, comece a receita na véspera de assar, deixando massa e recheio descansarem separadamente na geladeira.
macas-fatiadas-1438790739983_615x300
Muitas maçãs no recheio
Descascar e fatiar as maçãs são a parte mais trabalhosa do preparo e, no entanto, fundamentais. Não se assuste com a quantidade pedida na receita: tenha em mente que quanto mais frutas, mais alta sua torta ficará, como as dos quadrinhos Disney. Além disso, a maçã dá uma boa murchada durante o preparo e perde um volume considerável, então não tenha medo de exagerar no recheio.
torta-de-maca-1438791141926_615x300
Cozinhar ou não, eis a questão
Há quem prefira dar uma refogadinha no recheio antes de montá-lo na forma e mandar para o forno, mas na receita tradicional isso não é necessário. Apenas considere que quanto maiores forem os pedaços, mais tempo levarão para ficarem molinhos. O segredo aqui é acrescentar um pouco de manteiga sobre a última camada de maçãs antes de fechar a torta. E não se esqueça de dar espaço para o recheio respirar, seja trançando as tiras de massa ou abrindo furos na “tampa”.
Do UOL