Paraibano vence queda de braço no PMDB e é indicado para presidir CCJ do Senado

Conforme o Portal Paraíba Já havia antecipado na semana passada, o senador paraibano José Maranhão (PMDB) foi escolhido por seu partido para ocupar a presidência da cobiçada Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A reunião de instalação da comissão para esta legislatura acontecerá na tarde desta quarta-feira (18).

Duas vezes governador da Paraíba, Maranhão foi senador entre 2003 e 2009, quando renunciou para assumir o Governo do Estado no lugar de Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado à época pela Justiça Eleitoral.

Maranhão disputa o posto e presidente da CCJ com dois ex-ministros: Edison Lobão (PMDB-MA) e Garibaldi Alves (PMDB-RN), que foram preteridos e alocados, respectivamente, na presidências das Comissões de Assuntos Especiais (CAS) e de Infraestrutura (CI).

Caberá à CCJ, presidida por Maranhão, apreciar a indicação do Procurador-Geral da República em setembro. O atual mandatário, Rodrigo Janot, que pode concorrer à recondução, tem sido bastante criticado por senadores após pedir indiciamento de 12 neles no âmbito da Operação Lava Jato.