Mapa da violência: PB reduz número de homicídios e registra 4º menor índice no Nordeste

    0

    O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira (8), o mapa da violência no País em 2014. Os dados mostram que 58.559 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e ações policiais em 2014.

    Isso equivale a uma morte a cada nove minutos, em média, no País. É como se toda a população de uma cidade como Coruripe (AL) fosse dizimada em um ano.

    Os dados constam do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e revelam um aumento de quase 5% no número de mortes em relação a 2013 (55.878). A taxa, que antes era de 27,8 mortes a cada 100 mil habitantes, agora está em 28,9.

    O estudo revela que apenas 1/3 dos Estados conseguiu reduzir a taxa de mortes violentas de 2013 para 2014. São eles: Roraima, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo e Goiás.

    De acordo com o levantamento, a Paraíba registrou o quarto melhor índice do Nordeste no que diz respeito a morte violentas. O Estado já chegou a ocupar a 3ª pior média nacional e a 2ª pior do Nordeste.

    Diagnostico do Nordeste

    O estudo mostra ainda que, no Nordeste, a violência cresceu na maioria dos Estados, exceto na Paraíba, que reduziu o índice em 2,3%, e em Alagoas, que permanece como o mais violento da região, mesmo apresentando uma redução de 3,5% em relação a 2013. A taxa alagoana ficou em 66,5 mortes violentas intencionais por cem mil habitantes.

    Como no ano retrasado, quatro dos cinco Estados mais violentos são do Nordeste. O Ceará, cuja capital, Fortaleza, é a mais violenta do país, se mantém na segunda posição, com um índice de 50,8, um aumento de 0,6% na comparação com 2013.

    No Rio Grande do Norte, que permanece como o terceiro mais violento, a taxa subiu 3,9% e saltou para 50 mortes por cem mil. O Sergipe passou de quinto para quarto por causa da alta de 12,8% que elevou o índice para 48,9.

    Também são nordestinos os Estados que apresentaram as maiores altas de violência em 2014. No Piauí, o crescimento foi de 32,4%. No Maranhão, a taxa subiu 20,6%.

    Mapa da violência: PB reduz número de homicídios e registra 4º menor índice no Nordeste
    Reprodução/UOL

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here