Mais de 800 famílias têm acesso facilitado à água própria no município de Serra Branca

    0

    Menos de um mês após ser inaugurada, a Unidade Simples de Dessalinização de Água do Programa Água Doce, em Serra Branca, mudou a rotina dos moradores da cidade que se beneficiaram com a obra entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT). Governo Federal em parceria.

    Mais de 800 famílias e 21 instituições públicas já foram cadastradas até o momento e estão tendo acesso a água própria para o consumo humano. De acordo com o coordenador do Programa na Paraíba, Robi Tabolka, a água é distribuída quatro dias da semana. “Na segunda-feira não há distribuição porque é o dia reservado para a produção da água. Nas terças e quintas são os dias de retirada das instituições e, nas quartas e sextas é a vez dos moradores”, informou o coordenador.

    A produção da unidade de Serra Branca é de 800 litros de água/hora e, para se ter um controle da procura e da oferta e adaptar o horário de funcionamento do sistema, as pessoas estão sendo orientadas a fazer o cadastro antes de pegar a água, sejam elas crianças, adultos ou idosos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação ou com a equipe de técnicos e os interessados só precisam levar um documento de identificação e um comprovante de residência.

    Com custo de aproximadamente R$ 120 mil, a unidade de dessalinização foi entregue no início deste mês com a presença do coordenador Nacional do Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira. Na ocasião, foram entregues mais dois sistemas no município de Pararí, um na sede e outro na comunidade Sítio Farias, cujos cadastros começam na próxima semana. As três unidades vão beneficiar quase seis mil habitantes que sofrem com a escassez de água.

    Obras do Programa Federal também estão em andamento nas cidades de São José dos Cordeiros (Sítio Cardoso), Taperoá (Assentamento José Moreira da Silva), Barra de Santa Rosa (Assentamento Quandu) e mais uma unidade em Serra Branca (Sítio Ligeiro). Em Nova Palmeira (Sítio Papa Fina) e Picuí (Sítio Mato Grosso dos Paulinos), as obras já foram concluídas e estão aguardando apenas a chegada dos dessalinizadores.

    Água Doce – Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, ambiental e socialmente, para atender as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

    Na Paraíba, o Água Doce vai investir mais de R$ 22 milhões na recuperação/instalação de 93 sistemas de dessalinização, beneficiando aproximadamente 37 mil paraibanos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here