Mais de 200 brinquedos irregulares são apreendidos em ação do Procon na Capital

    0

    Mais de 200 brinquedos foram apreendidos em uma loja no Centro da Capital no primeiro dia da operação Dia das Crianças realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). Cerca de 90% dos produtos estava sem o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a loja foi autuada.

    Também foram encontradas outras irregularidades nos brinquedos, a exemplo da falta de informações sobre o produto ou escrita apenas em língua estrangeira, sem nenhuma especificação técnica de finalidade, segurança e indicação de idade na embalagem. A equipe de fiscalização do Procon-JP continuará a operação nesta sexta- feira, 9, e vai percorrer outras lojas do Centro e shoppings da Capital.

    Foram apreendidos diversos brinquedos como pranchas, binóculos, óculos, kit de máscara de mergulho, boias, apitos e aviões. Segundo o secretário do Procon-JP, Helton Renê, a operação se fez necessária devido à proximidade do Dia das Crianças, momento em que os pais procuram presentear os filhos. “Quando se trata de produtos destinados à garotada, tudo precisa ser considerado. Os pais não podem esquecer que um brinquedo inadequado pode prejudicar, inclusive, a saúde física da criança”.

    Helton Renê acrescenta que: “Não nos preocupamos apenas em pesquisar os preços desses produtos, mas também em garantir que os consumidores fiquem alertas para a qualidade, a exemplo da verificação do selo do Inmetro na embalagem do brinquedo, que é um atestado de que o produto está em conformidade com as especificações técnicas, de finalidade e de segurança, além de verificar se o rótulo atesta se o produto é adequado à idade da criança”.

    Ele enfatiza que se os pais perceberem alguma irregularidade nos brinquedos no momento da compra, podem acionar a fiscalização do Procon-JP através do telefone 0800 083 1520 ou se dirigir à sede do órgão na avenida D. Pedro I, 473, Tambiá (vizinho à Igreja da Graça).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here